Programa Guardiões da Natureza é lançado no Parque São José e ressalta a importância da educação ambiental

Confira como foi o lançamento e os detalhes do Programa Guardiões da Natureza

Com o objetivo de levar as crianças e estudantes a refletirem sobre o cuidado com o meio ambiente e a realizarem ações de preservação, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente (Semma), lançou nesta quinta-feira (28), no Parque São José, o Programa de Educação Ambiental denominado “Guardiões da Natureza”.

As discussões sobre a crise ambiental vêm aumentando devido a diversos fatores, como a crise hídrica, mudanças climáticas, alagamentos, desmatamento e outras questões ambientais. Por esse motivo, espera-se que o Programa fomente a preocupação e o cuidado com a natureza, valorizando a diversidade e a vida.

“Visamos realizar uma educação que contribua para mudança coletiva, com cidadãos mais envolvidos, reflexivos e transformadores, capazes de viver de forma mais sustentável, saudável e feliz”. destaca a desenvolvedora do Programa e coordenadora de Educação Ambiental, Sarita Cavalcanti.

O Guardiões da Natureza aborda quatro eixos que servem como base para as ações e projetos desenvolvidos nas Escolas, sendo eles:

  • Espaços verdes – relação de pertencimento;
  • Gestão de resíduos – consumo inteligente;
  • Água – um banho de consciência;
  • Qualidade de vida – convívio humano e saudável.

A partir da realidade e do contexto de cada Unidade Escolar, os eixos são abordados de maneira reflexiva, prática e lúdica por meio de vivências e produções desenvolvidas com as crianças e estudantes. O nome do Programa foi escolhido com a ajuda das famílias de todas as Unidades Educacionais do município, contando com a participação de mais de quatro mil pessoas.

A professora de Ciências da Escola Professor Pedro Constantino, Giselle Tavares, relata os feitos da unidade em que leciona e fala sobre como o projeto tem atuado na mente dos alunos:

“O projeto iniciou este ano com a revitalização da horta da escola e trabalhou temas transversais, como alimentação saudável, nutrição, compostagem e a importância de desembalar menos e descascar mais. A partir disso, nossa unidade se tornou um ponto de coleta de embalagens de plástico, tampinhas de garrafa e baterias que foram enviadas para a realização de outros projetos, beneficiando a comunidade. As crianças têm sido bem participativas, adotando o uso de garrafinhas ao invés de copos plásticos, o que diminuiu o lixo e o gasto da escola. Elas são guardiãs da natureza e estão praticando o bem através de pequenas ações”.

O evento de lançamento contou com a participação de dez escolas representando os oito núcleos das Unidades Educacionais do Departamento do Ensino Fundamental, e oito CMEIS representando os Grupos de Trabalho do Departamento de Educação Infantil. Além disso, houve a exposição de trabalhos realizados pelos próprios alunos, abordando algumas temáticas da educação ambiental, como: reciclagem, redução de plástico, importância da água e o que fazer com resíduos.

Em alguns estandes, houve a presença das crianças explicando a importância da compostagem, semente e árvore. Cavalcanti destaca que essa exposição foi montada usando as atividades realizadas pelas crianças durante o ano. “Elas levam essas atividades para fora da sala de aula. É uma troca de experiências e aprendizado”, afirma.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Professor Assis; o secretário da Semed, Aldrian Matoso; profissionais de educação e servidores públicos.

(Fotos: Sérgio Neves / Prefeitura de São José dos Pinhais).