Programa Mulher Segura Paraná é lançado em Fazenda Rio Grande
Da assessoria
Palestra com a presença de inúmeras autoridades, que são referência no combate à violência contra a mulher, compôs o lançamento do Programa Estadual Mulher Segura Paraná. O evento se deu na última segunda-feira, 22, no Centro Estadual de Educação Profissional de Fazenda Rio Grande Erotides Ângelo Nichele e foi direcionado aos funcionários públicos do município, os quais foram chamados a serem vetores de multiplicação das práticas de proteção à mulher.
O Programa Mulher Segura Paraná tem o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica e feminicídio em todo o Estado, através de palestras incentivando o empoderamento feminino e reforçando os direitos das mulheres, além de oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros, prevenção de crimes e orientação sobre os órgãos paranaenses que atuam na rede de proteção à mulher.
O Capitão Pedro, do 17º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou os 3 eixos que regem o programa. “Atuamos com a conscientização, por meio de palestras e conversas com a comunidade; com visitas pós delitos, onde nossas equipes mantêm contato com a vítima em até dez dias após o crime; e com a prevenção, fazendo estudos de casos e tomando ações efetivas para coibir a violência contra a mulher”.
O Secretário Municipal de Defesa Social, Cel. Rui Barroso, destacou os trabalhos da Guarda Municipal com o Grupamento Maria da Penha e lembrou da importância da participação de todos no cuidado com a mulher. “A segurança da mulher é responsabilidade de todos. Qualquer pessoa pode impedir a violência contra a mulher com uma simples ligação ou denúncia”.
Mesmo com todo avanço nas políticas de proteção à mulher, o Paraná ainda figura na quarta colocação nacional em feminicídios. De abril de 2023 a abril de 2024 foram registradas 107 mortes violentas de mulheres, pelo simples fato de terem nascido mulheres.
Por isso, toda a comunidade deve estar atenta aos sinais de violência e a qualquer sinal acionar os números da segurança pública.
190 - Polícia Militar
183 - Guarda Municipal
197 - Polícia Civil
180 - Central de Atendimento à Mulher