Projeto de Ben Hur que cria biblioteca virtual em Araucária é aprovado

Ben Hur, vereador do município de Araucária (Da Assessoria)

“A biblioteca é uma importante ferramenta para a educação em Araucária”

Da Redação

A criação da biblioteca virtual municipal em Araucária, foi proposta aprovada pelos vereadores nesta semana e segue para sanção do prefeito Hissam Hussein Dehaini. A iniciativa é do vereador Ben Hur Custódio de Oliveira e na deliberação pelos vereadores, a proposta foi aceita e aprovada por unanimidade. “Bibliotecas virtuais estão crescendo no Brasil. Muitas cidades brasileiras já implantaram o sistema e agora será implantada em nossa cidade. Uma forma de incentivar e promover o gosto pela leitura, além de disponibilizar uma ferramenta importante para pesquisas, principalmente para os estudantes”, comentou Ben Hur.

O autor da proposição destaca ainda que a ferramenta será uma grande aliada da educação, além de importante canal para que todos tenham acesso à informação de forma mais rápida e simples. Ficará diretamente ligada à Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta, com finalidade

principal de disponibilizar livros e outras publicações de domínio público, disponibilizando-as à sociedade via formato digital. Segundo Ben Hur, compete a Biblioteca Digital: organizar sugestões para aquisições e inclusões de obras literárias para disponibilização no formato digital; solicitar, receber sob qualquer forma, conferir e registrar material destinado ao acervo da biblioteca; promover o estímulo à cultura; franquear livros aos interessados, orientando o seu uso e prestando auxílio na pesquisa bibliográfica; organizar arquivos das notícias publicadas nos jornais, blogs e sites, com referência as atividades do município; classificar e catalogar as publicações do acervo da Biblioteca e prepara-las para a circulação; divulgar o acervo da Biblioteca e novas aquisições por meio de publicações; registrar os leitores da Biblioteca; arrecadar toda e qualquer publicação relacionada com a história do Município; executar outras tarefas correlatas.

A biblioteca digital municipal, pela proposta, deverá estar disponível para acesso nas escolas públicas municipais para suprir eventual ausência de biblioteca física. As obras literárias que serão disponibilizadas no formato digital, inicialmente serão aquelas de domínio público. “A gestão da biblioteca digital, ficará responsável pela inserção de todo o acervo bibliográfico disponível na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta, e assim, o usuário poderá ter acesso ao livro e saber se o mesmo está disponível para empréstimo, quando esse não estiver disponível em formato digital”, acentua Bnm Hur.  “Esse é um momento importante para mim. Quero fazer, como sempre disse, a diferença para melhor. A criação da biblioteca virtual é justamente uma iniciativa pela modernização dos serviços públicos, tema importante e um exemplo muito bom de como a tecnologia pode ser usada para beneficiar a vida de todos, especialmente estudantes.”, afirmou Ben Hur, ao anunciar seu projeto de lei.