Projeto de Lei regulamenta venda de carne moída em Araucária

projeto regulamenta venda de carne moída em Araucária (Divulgação)

Da Assessoria

Comprar carne já moída em açougues ou supermercados, sempre foi ponto de polêmica, não somente em Araucária, mas em todo estado do Paraná e Brasil. Enquanto se diz respeito da origem da carne já previamente moída e exposta nos balcões refrigerados, a maior dúvida é sobre o tipo de carne que passou pela moagem e se existe outros itens de origem animal, sem contar o tempo de permanência desse produto em exposição.

Por isso os vereadores Ben Hur Custódio e Pedrinho da Gazeta elaboram o projeto de lei 65/2022 que diz que é dever dos estabelecimentos comerciais realizar a comercialização direta da carne moída, sendo essa moída na presença do consumidor quando solicitado, independentemente do tipo de carne. A proposta foi levantada pela diretora do Procon/Araucária, Dra. Sâmara Arruda devido ao grande número de reclamações feitas junto ao órgão, isso motivou a mesma a procurar os vereadores em questão e apresentar essa demanda, que se aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo pode se tornar um novo marco de conquista ao consumidor araucariense.

Ben Hur ressalta que não mede esforços para reforçar os direitos do consumidor e entende que a demanda apresentada pela Dra. Sâmara traduz uma realidade que envolve questões muitos mais sérias que vão além, como a de questões sanitárias. De acordo com o líder do governo, o consumidor deve saber inclusive a origem do produto já moído e sua validade apresentada em conjunto com a exposição do produto.

O projeto de lei ainda tramita entre as comissões e o departamento jurídico da câmara, e aponta uma real necessidade, que atinge todas as camadas sociais e tamanhos de comércios existentes no município, e vem ressaltar mais uma vez a importância do legislativo na criação de projetos que possam realmente beneficiar o cidadão e dar uma cobertura a mais com relação aos seus direitos enquanto consumidor.