Projeto Escola 100% Reciclável é destaque em artigo da Revista Brasileira de Educação Ambiental

O trabalho é realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Pinhais desde 2014

O Projeto Escola 100% Reciclável foi destaque mais uma vez, desta feita com a publicação de um artigo na Revista Brasileira de Educação Ambiental. O convite veio depois da apresentação da iniciativa no Encontro Paranaense de Educação Ambiental, no ano de 2019. 

Na última edição, publicada em dezembro de 2020, o projeto, que é fruto da parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Pinhais, é mencionado no artigo “Escola 100% reciclável: Educação Ambiental formal nas unidades escolares municipais de Pinhais (PR)”. 

De autoria de Nirma Nemitz, Liliane Azeredo Dias e Juliana Zanetti Ribeiro, servidoras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o texto discorre sobre o projeto iniciado em 2014 com o objetivo de sensibilizar e conscientizar alunos e funcionários sobre a importância do meio ambiente, centrado na metodologia dos 5R’s: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. 

Histórico

Durante os sete anos de aplicação, o Escola 100% - como é chamado -, já foi implantado em 23 unidades escolares, totalizando a participação de 281 turmas, 7316 alunos e 979 funcionários. A primeira experiência ocorreu no CAIC Marcelino Champagnat – Escola Municipal Antônio Andrade; Cmei Marcelino Champagnat, Cmei Pequeno Príncipe e CADS Helen Keller. “Ele ocorre por adesão, realizamos um diagnóstico, seguido de palestra, atividades lúdicas e monitoramento. Está claro para nós que é possível disseminar novos hábitos, reflexões em relação aos cuidados com o meio ambiente”, destaca Juliana Zanetti Ribeiro.