Projeto Porteira a Dentro de Quitandinha é aprovado com emendas

Vereadores de Quitandinha, durante votação do projeto Porteira a Dentro (Imagem Márcio Camargo)

Da Redação

O projeto de Lei, que institui o programa de incentivo à atividade familiar rural e a permanência das famílias no campo, denominado "Porteira a Dentro", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Quitandinha. Na gestão passada, o mencionado plano já tramitou pelo legislativo, mas acabou rejeitado, pois cinco vereadores não concordaram com alguns artigos. Na época, algumas emendas foram propostas por vereadores favoráveis ao projeto, mas novamente foi rejeitado. Os vereadores contrários ao plano não pautaram nenhuma emenda, alegando ser totalmente contrários ao mesmo, fato contraditório na votação desta quarta-feira, 17, quando vereadores que anteriormente votaram contra o "Porteira a Dentro" aprovaram com sensação de comemoração.

A região de Quitandinha é composta por centenas de propriedades, onde agricultores necessitam de equipamentos e maquinários municipais, para a promoção de obras em suas propriedades. Apesar de importante, o programa foi rejeitado por cinco vereadores, fato lamentado pela ex-prefeita Maria Julia. Com poucas mudanças, o projeto foi reapresentado e, imediatamente após a leitura e primeira votação, os vereadores Amilton do Banco, Eleandro Galo, Hélio Figura, João Purungo, Marcos de Deus Leal (Boca) e Markinho do Lico apresentaram emendas modificativas, melhorando vários itens do programa.

Para o vereador Amilton do Banco, com a aprovação de algumas emendas, como a que permite a realização de serviços hora máquina, em até seis horas de maneira gratuita, os produtores poderão ser melhor atendidos. Para produtores de renda baixa, o serviço será integralmente gratuito. “Temos que melhorar as condições para que os agricultores possam desenvolver a produção em suas propriedades. Com emendas, o projeto melhora consideravelmente, como, por exemplo, a emenda sobre as horas máquina, que permite que os produtores tenham até 6 horas de atendimento gratuito. Se o agricultor precisar de mais horas, gozará de descontos escalonados, conforme a necessidade do uso dos maquinários da prefeitura” comenta Amilton.

O vereador Carlinhos Moura, que foi contra o projeto na gestão passada, disse que o projeto foi melhorado consideravelmente e não teve dúvidas em aprová-lo. “Não aprovei no passado, pois encontrei muita coisa errada, como a cobrança acima do que podiam pagar os produtores rurais. Agora veio remanejado o projeto e, com as emendas modificativas, ficou muito bom e, certamente vai atender os nossos produtores, que necessitam das máquinas e equipamentos da prefeitura”, disse Moura. Amilton do Banco, que conhece os problemas do homem do campo, disse que o Porteira a Dentro é de extrema importância, pois vai qualificar ainda mais os serviços do homem do campo. “Os vereadores analisaram as emendas e o programa acabou aprovado por todos os vereadores desta Casa”, falou satisfeito Amilton do Banco, destacando que as emendas melhoraram muito o projeto do Executivo. O vereador João Purungo elogiou as mudanças e disse que todo projeto que vir do Executivo e for de encontro aos anseios da população, votará a favor. “Fui eleito pelo povo e trabalharei por este povo”, disse Purungo.