Projeto “Via Florida” é lançado em Tijucas do Sul
Da Assessoria
Recentemente, a prefeitura de Tijucas do Sul, com esclarecimentos do professor José Hamilton Claudino, apresentou o projeto Via Florida à comunidade, que tem por objetivo, oferecer a comunidade mudas e também plantar espécies diversas as margens da Rodovia PR-281. É uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do Rotary Club Tijucas do Sul.
Segundo o secretário, Manoel Marcos da Silva, o Maneco, o projeto começou a ser planejado em fevereiro, através de parceria entre a prefeitura e Rotary Club Tijucas do Sul. “O clube de serviço lançou a ideia e iniciamos o planejamento para produção de mudas de hortênsias, com a intenção de fornecer para a população e efetuar o plantio ao longo dos 12 quilômetros da PR 281, desde a interseção da BR 376 até o centro do município. Desde então, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura tem dado suporte para esse começo do projeto, fornecendo local para confecção das mudas e o transporte das mesmas”, destaca Maneco.
Segundo o secretário, a meta é realizar, em 4 anos, o plantio na extensão de três quilômetros, por ano, nas duas margens da rodovia e, no quinto ano, fazer o replantio dos lugares aonde as mudas não vingarem. Estima-se que serão necessários aproximadamente 12 mil mudas para completar todo o trajeto. O projeto Via Florida consiste em: buscar recursos para aquisição das primeiras mudas, sensibilizar a comunidade tanto para a produção de mudas quanto no cuidado após o plantio, realizar campanha para produção de mudas, despertar o espírito de colaboração na comunidade e deixar a cidade mais bonita e agradável para os seus munícipes.
Para atender as medidas de prevenção a COVID-19, a reunião foi realizada de forma presencial no anfiteatro do Colégio Estadual do Campo Prof. Francisco M. L. Camargo – EFM e EJA e na plataforma do Google Meet. Estiveram presentes: vice-prefeito Claudemir; vereadora Raquel; secretários de diversas pastas da prefeitura, sócios do Rotary e o Interact, proprietários que fazem frente para a PR281, empresários, representante de diversas associações e voluntários. De acordo com Maneco, o projeto é de extrema importância “A grandiosidade deste projeto não se mostra pelas flores que serão plantadas, mas sim pelo envolvimento e desejo de toda a comunidade em tornar o projeto realidade”, finaliza.
Para mais informações: turismo@tijucasdosul.pr.gov.br, meioambiente@tijucasdosul.pr.gov.br, rotarytijucasdosul@gmail.com