refeitura de Mandirituba retoma Projeto Guarda Mirim nas escolas municipais

A Prefeitura de Mandirituba, em parceria com a Polícia Municipal, deu início nesta semana ao Projeto Guarda Mirim, voltado para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I das quatro escolas municipais. O projeto, que teve sua primeira edição em 2005 e estava inativo, foi retomado nesta gestão por iniciativa do prefeito Felipe Machado, cumprindo uma de suas promessas de campanha.
Com um cronograma de aulas quinzenais, de abril a novembro, o projeto busca formar cidadãos conscientes, éticos e participativos, promovendo valores como respeito mútuo, responsabilidade social, civismo, e convivência democrática. As atividades são conduzidas por profissionais especializados, como policiais municipais, agentes de trânsito, bombeiros, enfermeiros e educadores físicos.
O conteúdo abordado inclui primeiros socorros, o Estatuto da Criança e do Adolescente, bullying, regras de convivência e o papel da segurança pública. Na aula inaugural, o Policial Municipal Edilson Gonçalves tratou de temas relacionados à segurança no ambiente escolar, o papel da polícia no município e a importância do resgate dos valores da cidadania.
''A polícia está aqui para proteger o cidadão. Queremos mostrar para nossas crianças que a segurança pública existe para garantir direitos e somar esforços em prol da sociedade'', destacou o policial Gonçalves.
Entre as atividades previstas estão rodas de conversa, oficinas práticas, vivência do civismo com o canto dos hinos nacional, estadual e municipal, a criação do mascote do projeto, e a participação no desfile de 7 de setembro.
“Mais do que ensinar regras, o projeto contribui para formar jovens conscientes do seu papel na sociedade. Muitos ex-alunos do Guarda Mirim se formaram posteriormente em áreas como direito e segurança pública”, destacou o prefeito Felipe Machado. O encerramento está previsto para o fim do ano, com uma formatura especial que contará com a presença dos pais e familiares dos alunos.