Com objetivo de aumentar e dar mais qualidade à segurança na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Prefeitura de Curitiba juntamente com Fazenda Rio Grande e os outros oito municípios da RMC assinaram na manhã desta terça (18), na capital, o protocolo de intenções para formação de um consórcio público para a integração das guardas municipais da capital e nove municípios da Região Metropolitana.
Segundo o secretário de Defesa Social, Toni Silva, o consórcio vai dar maior amplitude para as ações da Guarda. “Não haverá mais divisas para as ações, no caso de alguma perseguição ou alguém que cometa um crime, mesmo fugindo para outro município a pessoa poderá ser detida e encaminhada para a guarda local”, disse.
Toni lembra, no entanto, que houve uma concordância dos municípios, e com a assinatura do Protocolo de Intenções o próximo passo será a efetivação do processo. “A partir daí daremos início a essa integração que irá ampliar toda a segurança na Região Metropolitana”, comentou.
O consórcio contará com Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais.
Com o consórcio será possível estabelecer programas integrados de segurança e de modernização administrativa, programar melhorias em programas sociais de prevenção às violências, além de integrar ações operacionais e de inteligência dos municípios envolvidos.