Saiba sobre a atual situação do presidente Lula após cirurgia de emergência

Na noite de ontem, segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi internado às pressas após sentir fortes dores de cabeça.

Foto/Fonte: InfoMoney Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em Brasília 25/10/2024 REUTERS/Adriano Machado

Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde exames de imagem mostraram uma hemorragia intracraniana. A condição foi causada por uma queda que sofreu em casa no mês de outubro.

Por conta da gravidade da situação, Lula foi transferido para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma no cérebro. Segundo os médicos, a operação foi bem-sucedida e o presidente já estar acordado, conversando e se alimentando normalmente. Ele ainda permanece internado na UTI, mas não apresenta nenhuma sequela e as funções neurológicas estão preservadas.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil, Lula deve ficar na UTI por três dias e, depois, continuará em observação. Um dreno será mantido por 48 a 72 horas para garantir a total de recuperação.

Enquanto se recupera o presidente está proibido de realizar atividades de trabalho ou receber visitas. A primeira-dama, Janja, o acompanhou o presidente durante todo o processo e permanece ao lado dele no hospital.

A equipe médica reforça que o presidente se encontra tendo uma boa recuperação, e garantem também que ele não terá comprometimentos no cérebro ou em suas habilidades cognitivas.