São José da Boa Vista já tem pré-candidatos à Prefeitura

Da redação

A cidade de São José da Boa Vista já tem pré-candidatos anunciados pelo MDB Paraná. Em uma grande festa, o partido realizou neste sábado (27), em Londrina, o lançamento da pré-candidatura de Valdelei Cardoso de Lima (Delei) à Prefeitura e João Maria como pré-vice-prefeito na chapa. Além deles, o partido também anunciou que apoiará a candidatura do deputado estadual Tercílio Turini como prefeito de Londrina.

Com a presença do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, o evento contou com a participação de mais de 700 emedebistas de todos os cantos do estado, bem como pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de quase 90 municípios.

Os partidos devem registrar os nomes de seus candidatos oficiais até o dia 15 de agosto. Para o pré-candidato a prefeito Delei, é uma grande alegria ser escolhido pelo seu partido mesmo antes das convenções oficiais. “Se hoje o MDB já tem me colocado como pré-candidato da nossa cidade, para mim é uma honra. Até pelo vínculo que já temos há algum tempo”, diz. Segundo ele, parceiros como Sergio Souza e Anibelli, entre outros amigos do partido, foram essenciais em sua trajetória e, inclusive, o acolheram em momentos difíceis.

Quanto à cidade, Delei comenta que São José da Boa Vista precisa de uma renovação na política. “Temos uma hegemonia de quase 30 anos, de um círculo que se desenhava quase sempre nas mãos das mesmas famílias. Isso causou uma decadência do nosso município. Isso foi me preocupando. Então, em um certo momento, eu pensei que poderia ajudar os nossos conterrâneos. Comecei a elaborar um projeto, me preparei, hoje eu tenho plena convicção de que estou pronto para administrar o nosso município e ajudar às pessoas”, afirma.


Delei ainda destaca que quer transformar a cidade, dar condições para que as pessoas possam evoluir num geral. Segundo ele, São José da Boa Vista é um município consideravelmente rico, mas com investimentos desproporcionais. Nesse quesito, o pré-candidato diz que pretende colocar o município no rumo do progresso para dar mais dignidade às pessoas. Entre esses investimentos, estão: segurança, saúde, revitalização de estradas rurais, geração de empregos, eventos culturais, projetos sociais e esportivos, acolhimento aos idosos, além do saneamento básico, que segundo ele, ainda é muito baixo por lá.

A cidade é bastante pequena. Segundo o último Censo do IBGE, são 6 mil e 40 moradores. A economia, de acordo com Delei, é basicamente agrícola. Por isso, será um dos focos da administração. “Eu venho desse setor e sei da dificuldade de morar na área rural. E quando não é chuva, é estrada ruim, malfeita, mal planejada”, destaca. Para ele, é essencial ter uma estrutura especial para as áreas rurais.

Pré-candidato a vice-prefeito

Na chapa de Delei, a convite do amigo, o lavrador e pecuarista João Maria dos Santos (PL) se apresenta como o pré-candidato a vice. Ele ainda não atuou como político em sua cidade, mas deseja colaborar com o seu município já que, segundo ele, as novas gerações estão vindo e é preciso infraestrutura para todos. Uma política mais respeitosa e democrática, sem perseguições é também um de seus objetivos.


“Eu vi a cidade abandonada e sempre desse jeito. Resolvi, falei com a minha família, e eles me apoiaram”, diz o trabalhador, destacando que acredita em sua candidatura. “Acho que podemos fazer a diferença. Aqui em São José da Boa Vista, costuma vir recursos, mas eles não são bem aproveitados”, enfatiza.

João Maria diz que, junto com Delei, quer construir salas e aula para garantir novas vagas em escolas e creches, além de fundar um plano de carreira e mais qualificação para todos os funcionários da educação - desde os motoristas aos professores. Ele também pretende proporcionar mais estrutura aos agricultores e empresários, levar shows nacionais ao município, e ainda colocar em prática o parque industrial para atrair empregos e investimentos.

“Com o Invest Paraná, conversar com os empresários do estado e trazer pequenas empresas para o município, gerando carteiras assinadas, qualificação para nossos trabalhadores e capacidade a todos para atuar no mercado de trabalho”, aponta o pré-candidato a vice.