São José dos Pinhais oferece curso para organizações sem fins lucrativos que atuam no setor cultural

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), está com inscrições abertas para o curso Pontos de Cultura. O objetivo da formação é preparar os agentes culturais do município, principalmente associações, instituições, entidades e outros grupos culturais sem fins lucrativos, para que possam concorrer ao edital que leva o mesmo nome. O treinamento será realizado nos dias 24, 25, 26 e 27 de fevereiro, das 18h às 21h, no Teatro Municipal Ernani Zetola.
Ele abordará temas como a Política Nacional Aldir Blanc; a Política Nacional Cultura Viva; o Marco Regulatório do Fomento à Cultura; o edital de São José dos Pinhais dos pontos de cultura; e a preparação dos projetos para a concorrência.
A inscrição no curso deve ser feita online por meio do formulário: https://forms.gle/oxAnesS6rfNBXS6H6.
A Secretária Municipal de Cultura, Jéssica Carracci, destacou a importância do apoio da pasta às instituições que pretendem inscrever seus projetos no edital. “É fundamental que os concorrentes compreendam as políticas nacionais de fomento ao setor cultural para acessar os benefícios oferecidos. Muitas vezes, o agente desenvolve um trabalho excepcional com a comunidade, mas ainda não possui conhecimento técnico para inscrever o projeto. Por isso, oferecemos este curso”, explicou.
O Teatro Municipal Ernani Zetola está localizado na Rua XV de Novembro, 1820.
O Edital
O edital Pontos de Cultura vai contemplar projetos de grupos sem fins lucrativos, com constituição jurídica (CNPJ), que desenvolvam e articulem atividades culturais no município, selecionando projetos que promovam o acesso da população aos bens e aos serviços culturais em seus territórios e comunidades. Os coletivos culturais contemplados passam a ser reconhecidos, fazendo parte do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, e a receber um valor fixo para execução de atividades culturais pelo período de doze meses. O Cadastro é um reconhecimento do Ministério da Cultura e um dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.