São José dos Pinhais oferece desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU 2025
Contribuintes podem pagar o imposto em parcela única até 12 de março ou optar pelo parcelamento em até 10 vezes. Carnês começam a ser distribuídos no final de janeiro.
São-joseenses que optarem pelo pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 à vista, terão 10% de desconto, informa a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi). O vencimento da cota única será no dia 12 de março. Os contribuintes também podem optar pelo parcelamento do imposto em até 10 vezes, com a primeira parcela com vencimento na mesma data.
As demais parcelas terão vencimento no dia 12 de cada mês. Os pagamentos podem ser feitos tanto via código de barras quanto por meio de QR Code para pagamento via Pix. De acordo com a Semfi, o IPTU 2025 incide sobre todos os imóveis localizados nas áreas urbanas do município, levando em conta tanto os terrenos quanto as construções existentes.
“Os carnês do imposto começarão a ser distribuídos pelos Correios no final de janeiro, mas os contribuintes também poderão emitir os boletos para pagamento diretamente no site da Prefeitura”, informou o diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Nelson Ferreira.
Ferreira explicou ainda que o IPTU é uma importante fonte de arrecadação do município, e os recursos são utilizados para melhorar os serviços públicos e garantir a qualidade de vida da população.
“Do total arrecadado com o IPTU, 25% é destinado à área da educação e 15% à saúde. O restante da receita é direcionado para serviços diversos, como manutenção e construção de escolas, creches, parques, ginásios, entre outros”, completou Nelson.
Os carnês do IPTU 2025 começam a ser distribuídos no final de janeiro. A administração municipal orienta os cidadãos a conferirem com atenção os dados cadastrais nos carnês, incluindo a identificação do imóvel, endereço, valores venais e a composição das cobranças do imposto. Caso haja qualquer irregularidade, os contribuintes devem procurar a Secretaria de Finanças para correção.
Taxa de Coleta de Lixo
A Semfi informou também sobre a arrecadação da Taxa de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Taxa de Coleta de Lixo). Segundo o diretor Nelson, a maior parte dos contribuintes recebem os valores de cobranças pela fatura de água da Sanepar e uma pequena parcela de munícipes recebem boletos nos mesmos formatos do IPTU. “Nestes casos, os vencimentos são idênticos aos do IPTU e recebem os mesmos descontos de 10% para pagamento total até a data limite”, explicou,
Para os contribuintes que efetuam os pagamentos pela fatura de água, mas que pretendam usufruir do desconto de 10%, devem comparecer aos Paço Municipal e requisitar o respectivo pagamento apresentando as faturas de água já recebidas neste ano de 2025. A Semfi acrescentou que os detalhamentos sobre o IPTU e da Taxa de Lixo poderão ser obtidos pelos Decretos n.º 6.338/2024 e n.º 6.400/2024, disponíveis na aba Diário Oficial do portal oficial do Município.