A recente mudança no calendário vacinal, pelo Ministério da Saúde (MS), incluiu duas vacinas para adolescentes; contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite meningocócica.
As Unidades de Saúde da Família do município já estão atendendo o público adolescente da faixa etária preconizada e realizando as vacinas.
Os meninos de 12 a 13 anos, a partir de agora, são favorecidos com a vacina contra o HPV. O objetivo é garantir proteção maior, pois o vírus também pode ser transmitido pelo sexo masculino. A proposta do MS para os próximos anos é diminuir a faixa etária até aos 9 anos de idade. Sendo assim, haverá uma redução da ocorrência desta doença. As meninas de 9 a 13 anos continuam recebendo a imunização. Convêm ressaltar que os dois públicos precisam de duas doses em intervalo de seis meses.
Ainda sobre o HPV, outras pessoas que podem receber a vacina são as imunodeprimidas (indivíduos submetidos à transplantes de órgãos sólidos, medula óssea, pacientes oncológicos e pessoas com HIV) de 9 a 26 anos de idade com a devida indicação médica.
Muitos são os benefícios da vacina contra o HPV, pois previne o câncer de útero na mulher, e evita entre os homens o câncer peniano, anal e de garganta.
MENINGITE
Adolescentes (meninos e meninas) de 12 a 13 anos também serão beneficiados com a vacina contra meningite meningocócica, que já vinha sendo aplicada em crianças de 3, 5 e 12 meses. Aos adolescentes, a vacina é em dose única. Segundo o MS, a faixa etária será ampliada gradativamente até 2020 quando serão inclusos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos de idade.
PARA RECEBER A IMUNIZAÇÃO
Para realizar qualquer vacina do calendário básico, dirija-se à Unidade de Saúde do seu bairro portando o cartão de vacinação, para receber as vacinas e orientações necessárias.