Saúde de Mandirituba conta com mais um aparelho respiratório
Com objetivo de dar maior assistência aos casos respiratórios agudos, o sintoma mais letal causado pela covid-19, a prefeitura de Mandirituba, através da Secretaria de Saúde, adquiriu um respirador, que tem por função promover respiração adequada ao paciente que já não consegue respirar sozinho. “É um equipamento importante e se torna grande suporte para nos auxiliar no combate ao coronavírus”, comenta a Secretária de Saúde, Daniele dos Santos.
Além de atender os casos da covid-19, o equipamento será utilizado em pacientes com problemas respiratórios, oriundos de outras patologias. “Esses aparelhos serão úteis em outras situações, como, por exemplo, em atendimentos de trauma, infarto agudo do miocárdio, ou qualquer outra emergência que tenha necessidade de suporte ventilatório" explica Daniele.
O respirador pulmonar MikroTak – TAKAOKA, é um dos equipamentos essenciais para a manutenção da vida, em momentos de crise, como a deficiência em atividades cardiorrespiratórias. Ele pode manter a vida do paciente durante o tempo em que ele não consegue fazer o movimento respiratório sozinho. “Neste momento de pandemia, dificuldade para respirar é um dos principais sintomas do novo coronavírus, isso porque os receptores pulmonares são atacados pelo COVID-19. Portanto buscamos acesso a tudo o que a tecnologia nos possibilita para preservar a vida da população”, destaca a secretária. A nova aquisição, segundo Daniele, irá auxiliar muito na decisão de tomadas de condutas e servindo como uma ótima e excelente maneira para a avaliação do paciente como um todo, orientando a equipe da saúde quanto à necessidade ou não de algum outro tipo de intervenção ou transferência.