Saúde de Piên inicia vacinação para pessoas com 59 anos

Moradora de Piên recebe vacina em unidade de saúde (Da Assessoria)

Nos últimos dias a secretaria de Saúde de Piên recebeu mais um lote de vacinas. Com isso, será possível retomar a vacinação geral, por faixa etária e de forma decrescente. Neste momento os imunizantes estão disponíveis para todas as pessoas que possuem 59 anos. A vacinação para este grupo está acontecendo somente na Unidade Central, das 8h às 16h30. Em outra frente está acontecendo também a vacinação para todos os profissionais da educação. Inicialmente foram vacinados os profissionais com idade até 37 anos, partindo agora a vacinação para as pessoas abaixo desta idade. “Com as novas doses que chegaram conseguiremos imunizar todos os profissionais de educação da rede municipal e estadual, indiferente de qual idade a pessoa tenha”, disse a coordenadora de Saúde Mayara Grosskopf. Ela lembra ainda que esta imunização não é restrita somente a professores, mas sim para todas as pessoas que trabalham na educação sem distinção de função. Os profissionais de educação que ainda não foram vacinados devem procurar a unidade central de saúde para receber a 1ª dose do imunizante.

A vacinação para as pessoas com comorbidades também segue ocorrendo para pessoas que possuem até 40 anos de idade. Pessoas com comorbidades são aquelas pessoas que possuem alguma das doenças listadas como prioritárias no Plano Estadual de Vacinação, sendo: Diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade, síndrome de down e cirrose hepática. Estas pessoas devem procurar a unidade de saúde da sua localidade para receber a vacina.

Vacinômetro

Até o momento já foram aplicadas 3.597 doses da vacina. Sendo a primeira dose para 1.635 e segunda dose para 799 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Já os profissionais da saúde foram 242 que receberam a primeira dose e 217 a segunda dose. Em andamento estão a vacinação de pessoas com alguma comorbidade onde 584 receberam a primeira dose e dos profissionais da educação, onde 120 receberam uma dose. No total, 2.581 pessoas receberam a vacina.