Saúde reorganiza sistema devido à alta procura por atendimento a sintomas respiratórios
Assim como na maioria das regiões do Estado do Paraná, o sistema público de saúde da Lapa registra também nos últimos dias um aumento substancial na procura por atendimento de crianças com sintomas respiratórios.
A Secretaria Municipal de Saúde reorganizou o sistema e definiu novas estratégias de atendimento. A Dra. Luana Lisboa, Diretora Clínica da UPA e do Hospital de Campanha explica que a provável causa por esse aumento no número de crianças necessitando de atendimento “é devido ao vírus sincicial respiratório (VSR)”. A médica lembra que as equipes estão encontrando dificuldade de transferência nos casos mais graves, com indicação para internamento hospitalar.
Uma reunião na manhã desta segunda (02) entre a Dra. Luana, a Secretária Municipal de Saúde Gabriela Sampaio e o Prefeito Diego Ribas definiu detalhes da implantação imediata de leitos de enfermaria infantil no Hospital de Campanha para oferecer o suporte necessário até que a vaga seja alcançada na Central de Leitos do Estado.
Também teve início hoje, o atendimento com médico pediatra no local “nosso Hospital de Campanha é para todo tipo de atendimento a sintomas gripais e respiratórios. Não é exclusivo para a Covid-19. Para as demais patologias, os pais ou responsáveis devem sempre procurar a UPA em caso de urgência ou emergência”, afirmou Dra. Luana.
O atendimento com médico pediatra na unidade acontece, durante o mês de maio, em 4 dias na semana. Nas próximas semanas a intenção é manter um profissional pediatra 24 horas no Campanha.