Saúde vai disponibilizar canetas reutilizáveis aplicadoras de insulina

A Secretaria de Saúde (Sems) São José dos Pinhais vai iniciar a distribuição de canetas reutilizáveis aplicadoras de insulina e seus respectivos carpules (refis). O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição das insulinas humanas NPH e Regular aos Estados e municípios, e vem empreendendo esforços a fim de garantir o abastecimento desses medicamentos na Atenção Primária à Saúde (APS).
Desta forma, recentemente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) haverá distribuição simultânea de canetas de insulina descartáveis e reutilizáveis na APS, até que se esgotem os estoques de canetas aplicadoras de insulina descartáveis, enviadas pelo ente federal. Importante ressaltar que a Sems já faz a distribuição, via SUS, das insulinas na apresentação frascos, canetas descartáveis de insulina NPH e Regular e agulhas para essas canetas, para tratar os usuários diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo I e Tipo II.
A substituição gradativa dos frascos/canetas descartáveis pelas canetas reutilizáveis e seus refis deverá ser efetivada de acordo com o atendimento farmacêutico, em um primeiro momento, a partir da faixa etária até 45 anos, e conforme o recebimento dos estoques e futura orientação do Departamento de Assistência Farmacêutica para as demais faixas etárias.
O usuário receberá uma caneta reutilizável para cada tipo de insulina prescrita. Caso faça uso de insulina NPH e Regular deverá receber 2 canetas reutilizáveis. Após a entrega inicial da caneta reutilizável, ou seja, nas dispensações subsequentes o usuário receberá apenas os refis necessários ao seu tratamento, utilizando as canetas reutilizáveis já fornecidas, e será obrigatório o preenchimento e assinatura do Termo de Retirada.
Cada caneta reutilizável tem validade de 3 anos a partir da primeira retirada. Assim, o usuário deverá ser orientado a não descartá-la após o uso do refil.
A Sems ressalta ainda que será priorizado o fornecimento das atuais canetas descartáveis em estoque, para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e/ou pessoas com baixa acuidade visual de qualquer faixa etária, pois são dispositivos que não necessitam de encaixes ou manuseios adicionais para utilização.