Fazenda Rio Grande
Saul Carelli, um dos primeiros empresários a acreditar em FRG
Publicado: 25/01/2020
Autor: oreporter
Neste domingo, dia 26 de janeiro de 2020, o município de Fazenda Rio Grande estará em festa. Ao completar 30 anos de emancipação política, os fazendenses têm o que comemorar. A cidade está em transformação e em pleno desenvolvimento econômico.
Ainda ‘jovem’ em comparação com outras cidades da região, Fazenda Rio Grande vem crescendo a cada dia. Isso graças a pessoas visionárias que no passado decidiram investir no município e hoje colherem resultados positivos do que plantaram no início da cidade.
É o caso do empresário Saul Domingos Carelli, que aos 77 anos afirma estar feliz por estar em Fazenda Rio Grande. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Repórter, o quarto vice-prefeito da história da cidade conta o porque de ter decidido se instalar na cidade.
Natural de Videira, em Santa Catarina, ele conta que atuava no ramo de madeireira e, em menor escala, na fabricação de produtos de limpeza. Durante as viagens como representante comercial à São Paulo, Carelli afirmou que passava por Fazenda Rio Grande e sempre imaginou o município com grande potencial. “Durante as viagens a gente via todas as cidades de São Paulo emendadas, como Santo André, São Caetano, São Bernardo, Barueri, Diadema e Guarulhos. Não existia um espaço entre uma cidade e outra. Então, quando passávamos de volta por aqui, eu via essa região plana, com pouca população e próxima de Curitiba. Eu já imaginava que aqui iria emendar por Curitiba por estar próxima de uma capital. Foi essa a visão que eu tive”, descreveu Saul Carelli. Justamente imaginando o crescimento da cidade, o empresário teve a visão e decidiu investir em Fazenda Rio Grande. Logo depois transferiu a empresa para a região metropolitana de Curitiba.
Já instalado, o empresário afirmou que passou por dificuldades, inclusive sofrendo com um incêndio que atingiu a empresa sete meses após a chegada a cidade.
Desenvolvendo ações dentro da igreja, no Rotary Club e também na APAE, logo Saul Carelli teve seu nome ligado a política. Ele foi procurado por Toninho Wandscheer, que gostaria de compor sua chapa com o empresário de vice-prefeito. Após muitas reuniões e várias resistências, ele acabou cedendo. “Faltando 20 dias para eleição, acabei aceitando o convite porque eu acha que ele estava fazendo um bom trabalho e, entre os candidatos que se apresentavam, não desmerecendo ninguém, o Toninho era o que tinha as melhores condições de fazer um bom trabalho”, lembrou o ex-vice-prefeito. A chapa venceu o pleito daquela época com 12.717 votos, enquanto que Chico Santos fez 11.463 e Leslie 8.389.
Segundo Saul Carelli, Fazenda Rio Grande deve muito aos ex-prefeitos. Para ele, Toninho Wandscheer deu um grande impulso à cidade, assim como Geraldo Cartário, que foi quem conseguiu que o distrito de Fazenda Rio Grande se tornasse município e a Celso Rocha, que foi quem criou a área industrial. “Estou feliz pela experiência e também por estar nesta cidade”, afirmou ele.
Atualmente com 150 funcionários, a empresa de Saul Carelli é administrada pela família e exporta seus produtos para Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de contar com 64 representantes comerciais espalhados por12 estados brasileiros. No total, 23 freteiros fixos preenchem o quadro funcional da empresa que atua no ramo de amaciantes, desinfetantes, multiuso, limpa vidros, entre outros, além da linha de embalagens, que conta com papel alumínio, filme PVC, sacos para freezer e lixo, e muito mais. “Não foi fácil. Foi muito difícil. Mas graças a Deus chegamos a um patamar que a empresa se consolidou aqui e hoje contribui muito com Fazenda Rio Grande, especialmente na geração de empregos”, concluiu o empresário.