Sebrae e Governo do Paraná ratificam parcerias pelo empreendedorismo e pequenos negócios

Estratégias e soluções são pensadas para incentivar o desenvolvimento econômico das pequenas empresas paranaenses

A parceira entre o Sebrae/PR e o Governo do Estado envolve ações de desenvolvimento, desburocratização e fomento, com políticas públicas que impactam a população e o setor produtivo. Foto: Andressa Miretzki).

Os desafios da retomada econômica do Paraná pós-pandemia foram tema de uma reunião entre o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, com o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 19/08, no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, e destacou os trabalhos conjuntos desenvolvidos para incentivar o empreendedorismo, as vocações regionais e desburocratizar o processo de abertura de empresas.

Esse trabalho conjunto, ressaltou o governador, se reflete no desenvolvimento do Estado e na geração de empregos, principalmente por parte de micro e pequenas empresas, que responderam por 72% das vagas criadas no primeiro semestre deste ano.

“O Sebrae é um grande parceiro do Paraná, do Governo do Estado, e tem um papel essencial para o desenvolvimento dos pequenos negócios, em especial dos setores do comércio e serviços”, disse Ratinho Junior.

Para Melles, a parceira envolve ações de desenvolvimento, desburocratização e fomento, com políticas públicas que impactam a população e o setor produtivo. “No Paraná, o Sebrae tem apoio do Governo e o Governo tem o apoio do Sebrae. Esse trabalho gera bons resultados para o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas”, destaca.

O vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes acompanharam o encontro.

Ações e programas

Vários programas estaduais têm o Sebrae/PR como parceiro. Um dos principais é o Descomplica, que buscar agilizar e facilitar a abertura de novas empresas e o gerenciamento de alvarás, além de atuar na simplificação de licenciamentos. A entidade está contribuindo com a elaboração de uma nova ferramenta, em desenvolvimento pela Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e promete tornar esses processos ainda mais simples.

Há ainda outras ações em parceria, como o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), o programa Compra Paraná, que incentiva a participação das pequenas empresas nas licitações estaduais – iniciativa que também está sendo replicada em algumas prefeituras. Há ações do Sebrae/PR também parques tecnológicos credenciados pelo Governo do Estado.

São destaques, ainda, as medidas para incentivar a retomada econômica no pós-pandemia. Um trabalho conjunto da Fomento Paraná com o Sebrae/PR permite a utilização do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia nas operações de microcrédito contratadas pelo Sebrae/PR em todo o Estado. As duas instituições também são responsáveis por cursos de capacitação de agentes de crédito nos municípios.

“Tudo o que se refere ao desenvolvimento de ambiente empresarial, que seja viável para micro e pequenas empresas, temos feito ações em parceria com o Governo”, salientou o superintendente estadual do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Vocações

O Sebrae/PR também é um suporte para o desenvolvimento do programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) do Paraná. O objetivo é incentivar a produção local e abrir mercados para os produtos típicos do estado, que são produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

“O Sebrae tem nos ajudado muito nas vocações regionais, para descobrir a potencialidade de cada região do Estado. Temos um trabalho muito forte nessa área e a entidade contribui com o governo para potencializar os projetos e os arranjos produtivos locais”, ressaltou Ratinho Junior.