Piraquara
Secretaria Municipal de Saúde esclarece dúvidas sobre o coronavírus
Publicado: 17/03/2020
Autor: oreporter
Após a Secretaria de Estado da Saúde confirmar nesta quinta-feira, dia 12 de março, os primeiros casos de coronavírus no Paraná, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz alguns esclarecimentos e reforça a importância da prevenção.
Conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde não há necessidade de suspensão as aulas, pois não há transmissão comunitária no Estado do Paraná, apenas pessoas contaminadas que viajaram ou tiveram contato com casos confirmados do COVID19.
Essas informações poderão sofrer alterações de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde
QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?
Se você viajou nos últimos 14 dias para áreas com o vírus circulante ou teve contato com pessoas suspeitas ou confirmadas do COVID19 e apresenta sintomas respiratórios, procure uma unidade de saúde ou a UPA 24h. Se não estiver com nenhum sintoma, evite essas unidades.
O QUE É O CORONAVÍRUS?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
COMO É A TRANSMISSÃO?
Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (muco nasal, por exemplo). Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
Febre
Tosse
Dificuldade para respirar
COMO PREVENIR?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
O CORONAVÍRUS PODE MATAR?
O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias. Os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.
SEMPRE CONSULTE FONTES OFICIAIS
Ministério da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde