Seed retira policiais de quase 40 escolas cívico-militares do Paraná para nova seleção de diretores e monitores
G1 Paraná
A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) retirou os policiais da reserva que estavam trabalhando em 37 escola cívico-miliatares para reorganizar a distribuição de monitores e diretores militares pelo estado. A retirada dos profissionais começou na sexta-feira (28). Segundo a secretaria, havia policiais militares trabalhando em cidades para as quais eles não tinham sido selecionados. De acordo com a secretaria, um novo edital vai reordenar os policiais da reserva que passaram no processo seletivo para fazer a distribuição dos profissionais pelas escolas do estado.
O novo edital também pretende selecionar monitores e diretores para as escolas que não preencheram as vagas. Segundo a Seed, das 197 escolas que fazem parte do projeto, apenas 103 receberam monitores e diretores militares. Destas, 66 continuam com policiais da reserva após a retirada dos profissionais. Isso aconteceu porque somente 369 dos 989 inscritos passaram pelo processo de entrevistas e exames de saúde e capacidade física. Ao todo, tinham sido abertas 806 vagas. A expectativa da Seed é que os novos selecionados passem a atuar nas escolas a partir de novembro.
Modelo
O modelo cívico-militar em escolas do Paraná inclui um diretor militares, que é responsável pela disciplina e hierarquia na escola, em auxílio ao diretor pedagógico. Também contém monitores militares. Os uniformes dos alunos são diferentes e as escolas tem maior carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais.