Seminário sobre Autismo reúne profissionais da Educação e familiares de pessoas com TEA para troca de experiências

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Prefeitura de Araucária realizou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), um seminário para promover o compartilhamento de experiências, conhecimentos e iniciativas que fazem a diferença.
Sob a coordenação do Departamento de Educação especial, o evento reuniu profissionais da rede municipal de ensino e familiares de estudantes com Autismo. A data foi estabelecida pela ONU em 2007, para ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçar a importância da inclusão, do respeito e da valorização das diferenças.
A programação do evento incluiu temas para ampliar o conhecimento e fortalecer o compromisso com a inclusão. As palestras sobre “A Saúde Mental e o Autocuidado” (psicólogo Cláudio Amaro) , “Autismo: Compreender, Acolher e Transformar” (fonoaudióloga Edinéia Cerdeira Barreto), “Impactos do Uso de Telas na Infância” (psicóloga Camila Medeiros), além de relatos de experiências com a mãe atípica, Daiane Lindbeck, e de uma vida atípica, com Rhayssa dos Santos Viscki.
A equipe do “Vamos Pianar”, projeto aprovado por meio da Lei Aldir Blanc, também participou da programação com um piano instalado no Saguão da Prefeitura, oferecendo a oportunidade aos participantes do Seminário de terem contato (talvez o primeiro) com o instrumento.
Apoios
O prefeito Gustavo Botogoski esteve no período da tarde no seminário, e lembrou que o 02 de abril “não é só uma data, mas uma oportunidade de escuta, de incentivo ao respeito e à ação”. O prefeito citou ainda que, por trás de toda criança com TEA, há famílias com suas histórias, adaptações e aperfeiçoamentos necessários.
Mesmo citando iniciativas de apoio existentes via Prefeitura, em áreas como Saúde e Educação, Gustavo fez questão de frisar que “não temos tudo que precisamos” e assumiu um compromisso de, juntos, fortalecer cada dia mais as iniciativas locais sobre o tema.
Na abertura do seminário, a secretária municipal de Educação, Tatiana Assuiti, pontuou sobre a importância de tratar essa temática o ano inteiro. “A conscientização não deve se limitar a um único dia. Precisamos falar sobre o autismo todos os dias, combater estigmas e promover a inclusão em todos os espaços”, disse a secretária, acrescentando que é preciso entender que “a diversidade nos torna mais fortes como sociedade”.
Ao lado dela, a secretária de Assistência Social, Amanda Nassar, comentou que famílias com pessoas com TEA também procuram atendimentos em outras estruturas públicas, como os CRAS. Por isso, a importância de receber informações e trocar experiências. “Mesmo com tanta informação, ainda não temos conhecimento”, reforçou, destacando a importância de eventos como aquele. Pela Secretaria Municipal de Saúde, a diretora-geral Débora Regina Sabino ressaltou o compromisso da pasta para melhorar os serviços a esses pacientes, bem como a necessidade dos trabalhos de conscientização.