Sessão homenageia PMs por salvarem criança engasgada

Foi realizada a décima sessão na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande.

A sessão foi palco além das indicações e requerimentos comuns, foram realizados uma moção de aplausos a integrantes da Polícia Militar que atuam no município, e felicitações a presidente da câmara, Déia Teodoro.

Marilda Garcia, vereadora que desde sua campanha vem trazendo pautas sobre a inclusão e cuidado com pessoas com deficiência, também vem focado em questões como o bem estar das crianças fazendenses. 

A indicação 126/2025, sugere que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) tenham seus horários de funcionamento alterados. A ideia é que o horário de entrada seja às 7h (30 minutos mais cedo que o atial) e o horário de saída seja estendido até as 17h30.

Para Marilda, esse é um requerimento necessário, devido as mães que precisam ir pro trabalho antes das 7hr e até para as que saem depois das 17hr e acabam encontrando um grande tumulto no momento de buscar os filhos da escola e retirar a criança de lá.

O professor Léo, trouxe o requerimento que questiona se há planos da presença de interpretes de libras na Câmara Municipal. Garantindo assim que pessoas com deficiência auditiva possam participar de eventos públicos e receber informações com acessibilidade, conforme a Lei número 1.478/2021.

Na área da saúde, o vereador Enf. Zé Carlos propôs que seja feita uma análise para disponibilizar guardas municipais de plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Fazenda Rio Grande. 

Ao fim da sessão, uma moção de aplausos (encaminhada pelo vereador Fabiano Fubá), como meio de reconhecer o trabalho dos soldados Lucas Estrela da Silva e Valdeir Sarat, da Polícia Militar, que no dia 22 de fevereiro de 2025, salvaram uma criança que estava engasgada. Enquanto o pai da criança pedia socorro, os policiais agiram com rapidez: Lucas realizou uma manobra e desobstruiu as vias respiratórias da criança, que foi levada até a UPA da cidade.