Setor de agendamento da Saúde de Tijucas do Sul, diminui tempo de espera pela metade

Equipe da Central de Agendamento de Tijucas do Sul (Da Assessoria)

Da Assessoria

A central de agendamento da Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul, nos primeiros três meses de 2021, reduziu a quantidade de pessoas que aguardam em filas de espera, em aproximadamente 49,8%, o que corresponde a um total de 2.522 pacientes agendados. No setor, trabalham as funcionárias Monique Rocha da Luz, Bruna dos Santos Farias e Zuleide Aparecida Santos de Paula. As servidoras têm buscado vagas (incansavelmente e a todo momento) nas centrais de marcação, para tentar reduzir o número de inscritos em fila de espera aguardando consultas e exames.

O setor desenvolve trabalhos como mutirões de agendamento e qualificação das filas de espera, através de um trabalho em equipe junto com os setores de transporte, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Secretaria de Administração, que investe muito na saúde através do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP e presta grande suporte ao setor. Além da COMESP, os agendamentos são feitos através da Central de Marcação de Curitiba e Central de Marcação do Estado, onde é o município que investe os recursos para consultas e exames especializados, ou seja, são 3 sistemas de vagas simultâneos. O fluxo não termina, pois não existe um número fixo de solicitações, entretanto, o setor busca melhorias a cada dia.

Há cerca de 6 anos no setor, a Chefe de Departamento Monique Rocha da Luz relata, que mesmo em meios as dificuldades que todos enfrentam em conseguir vagas com persistência, paciência, trabalho em equipe e comprometimento coletivo é possível atingir bons resultados. Ela destaca ainda que para o bom desenvolvimento do trabalho é necessário também a conscientização das pessoas para que avisem a central de marcação em caso de desistência, cancelamento de inscrição em fila de espera e atualização cadastral.