Setores culturais da Prefeitura ampliam horários nos fins de semana em Araucária

A Secretaria Municipal de Cultura de Araucária (SMCT) anunciou a ampliação dos horários de atendimento de alguns de seus principais espaços culturais durante os fins de semana. A medida, que entra em vigor a partir deste sábado (5), busca aumentar o acesso da população a equipamentos turísticos, culturais e históricos da cidade.
Os espaços que terão horários ampliados são a Casa do Artesanato, o Museu Tingüi-Cuera, a Casa das Palavras Brincantes e o Centro de Informações Turísticas. Com a mudança, a Casa do Artesanato, o Museu Tingüi-Cuera e a Casa das Palavras Brincantes passarão a funcionar aos sábados e domingos das 10h às 17h. Já o Centro de Informações Turísticas atenderá aos finais de semana e feriados das 9h às 15h.
A Biblioteca Pública mantém seu horário habitual aos sábados, das 8h às 12h. Outro espaço para visitação que mantém seus horários aos finais de semana é o Memorial da Imigração Polonesa Parque Romão Wachowicz, aberto aos sábados e domingos, das 9 às 17h.
De acordo com a SMCT, a iniciativa visa fomentar a cultura local, incentivar o turismo e garantir que mais pessoas tenham acesso aos espaços dedicados à arte, história e ao lazer cultural. "Essa ampliação permitirá que moradores e visitantes possam usufruir melhor da programação cultural da cidade, além de fortalecer o patrimônio histórico e artístico de Araucária", destaca a SMCT.
A decisão acompanha uma tendência adotada por diversas cidades brasileiras que buscam facilitar o acesso da população a bens culturais, especialmente em horários alternativos ao expediente comercial. Além disso, a ampliação dos horários pode impulsionar o turismo e a economia local, atraindo mais visitantes aos espaços culturais da cidade