Solicitação do EDUCARD deve ocorrer onde o aluno está matriculado
O atendimento no Terminal Central de Araucária tem recebido até 800 pessoas por dia nesta semana para tratar de emissão de cartão do TRIAR. Cerca de 600 desses atendimentos são especificamente sobre o EDUCARD.
Mas a solicitação do EDUCARD deve ocorrer na unidade educacional onde a criança está matriculada. A emissão do cartão no Terminal Central é a última etapa do processo e este atendimento pode ser com dia e hora agendados no sistema disponibilizado pela Prefeitura.
É somente com a solicitação/autorização na unidade educacional onde a criança está matriculada que poderá ocorrer a emissão do cartão no Terminal Central de Araucária. O benefício oferecido pela Prefeitura ocorre desde 2017. Em 2022, cerca de 14 mil acessos/dia nas linhas do TRIAR foram com gratuidade relacionada à Educação (estudantes e pais) por meio de um total de 10.824 cartões ativos.
Sobre o EDUCARD
O Educard (passe livre estudantil) garante aos estudantes de escolas públicas de Araucária (da Educação Infantil ao Ensino Médio - incluindo EJA e Ceebja) direito à gratuidade no transporte coletivo (Triar).
As isenções no sistema Triar correspondem ao período em que o estudante frequenta a unidade educacional.
O cartão só pode ser utilizado em dias letivos, conforme calendário escolar. O benefício do passe livre estudantil é de caráter pessoal e intransferível, sendo proibida a sua cessão, venda, permuta ou empréstimo a outra pessoa. O uso indevido do cartão do programa pode ocasionar em bloqueio do benefício.
Passo a passo
Já tem o EDUCARD? Neste caso, o pai/mãe deve ir à unidade onde a criança está matriculada (CMEI, escola municipal, Colégio Estadual) e solicitar a atualização do cartão. No dia do atendimento no Terminal, o pai/mãe preferivelmente deve levar a criança para atualizar foto. O estudante também pode ir sozinho ao Terminal para retirar o novo cartão (deve estar com documento de identificação com foto e com o cartão EDUCARD antigo).
Será o 1º cartão EDUCARD? O pai/mãe deve ir à unidade onde a criança está matriculada e solicitar o cartão. No dia agendado, o pai/mãe PRECISA levar a criança ao Terminal Central, já que será necessário fazer foto. No dia desse atendimento agendado no Terminal é preciso apresentar os DOCUMENTOS ORIGINAIS: RG ou Certidão de Nascimento (do estudante e do responsável legal), CPF (do estudante e do responsável legal), Comprovante de Residência no nome do responsável legal (conta de luz, água ou telefone). Em caso de responsável legal, levar termo de guarda OU autorização emitida pelo Conselho Tutelar para poder responder pela criança/adolescente. A 1ª via do cartão é gratuita.
É importante lembrar que o município também garante o direito de o pai/mãe/responsável legal (que leva a criança de até 12 anos para a unidade educacional) à isenção no TRIAR. Neste caso é preciso cadastrar/atualizar o cartão TRIAR.
EMISSÃO – Após a solicitação na unidade educacional o pai/mãe/responsável legal pode ir ao Terminal Central de Araucária (rua Presidente Carlos Cavalcanti, 356 – Centro) no dia que preferir para o atendimento (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas). Se preferir o atendimento no Terminal com dia e hora marcados é possível o agendamento pelo site da Prefeitura (CLIQUE AQUI).