Suspeito de aplicar "golpe do paco" é preso pela GM de Fazenda
Da Assessoria
Por meio da operação pagamento, que é realizada mensalmente em Fazenda Rio Grande, entre os dias 1º e 10 de cada mês, a Guarda Municipal (GM) apreendeu, já na quinta (1º), um suspeito de “golpe do paco”. Ainda em patrulhamento pelo bairro Veneza, também foi realizada a apreensão de drogas. De acordo com o comandante Andrade, na quinta, quando a equipe estava realizando patrulhamento, viu uma situação estranha, que parecia uma briga. Um homem estava batendo no vidro de um carro. “Estava vindo também a rural e o cara viu a rural vindo e nossa viatura voltando, e fugiu. Nós fomos atrás e abordamos”, conta Andrade.
Segundo ele, tratava-se do golpe. A vítima era quem estava batendo no vidro do carro, mas rapidamente a equipe percebeu a situação e interviu, de modo que tudo foi solucionado. O comandante explica que golpes como esse são muito comuns na época de pagamento, por isso a ação da GM nesse período do mês. O golpe do paco é realizado por meio de um punhado de papéis dobrados, com uma única nota de dinheiro que passa por todas as dobras de papel, fazendo parecer que se trata de um maço de dinheiro. O golpista solta o pacote com o maço de papeis na rua e espera pela vítima. “A vítima vê, se abaixa para pegar, e ele (golpista) também chega, perguntando sobre o pacote. Só que outro cara já estava no banco e já viu que a vítima fez um saque. Eles sempre andam em dois, três. Aí ele começa a conversar, falando em dividir. E aí fala que tem que ir embora, que está com pressa e pergunta se a pessoa não quer ficar com o maço e dar algum dinheiro em troca. A vítima pensa que é um bom negócio e dá, por exemplo, mil reais para o golpista, e fica com o pacote com uma única nota qualquer”, explica.
Para coibir essas situações, a GM tem feito ações em um perímetro da cidade onde há bancos, lotéricas etc. Mas também não deixa de atender aos demais bairros. Inclusive, foi em patrulhamento, nesta sexta-feira, que a GM apreendeu uma suposta situação de tráfico de drogas. Segundo o GM Silva, a equipe estranhou que um cidadão, vendo a viatura, tentou se dispersar. Eles resolveram fazer abordagem e, durante conversa, o rapaz acabou se contradizendo, assim como a esposa, que apareceu logo depois. No fim, ele acabou confessando e os GMs encontraram drogas escondidas no meio do mato de um terreno baldio. Situação essa que, de acordo com a Guarda, é muito comum hoje. Uma forma que os traficantes encontraram para esconder a droga e se proteger em abordagens. “A gente ouve muitas histórias de golpe, roubo, tráfico pelos municípios e temos que prestar atenção, porque a bandidagem está esperta e vai inventando coisa nova. A gente tem que ficar antenado”, comenta o comandante Andrade. Ele afirma que a ideia é manter operações como essas, para coibir, cada vez mais, a criminalidade em Fazenda Rio Grande.
Para fazer denúncias, a população pode ligar para o 153, 3608-7660 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp 98405-9016.