Brasil
Taxistas de Curitiba protestam contra Uber em São Paulo
Publicado: 28/04/2016
Autor: oreporter
Da Assessoria
Dezenas de taxistas de Curitiba e região metropolitana estiveram em São Paulo, na última quarta-feira, para protestar contra um projeto de lei que pretende regularizar, na capital paulista, aplicativos como o Uber. O comboio curitibano foi organizado pela União dos Taxistas de Curitiba (UTC). O conselheiro da UTC, Rogério Félix, relata que a reunião em Guarulhos funcionou praticamente como uma Assembleia Nacional da categoria. Foram discutidos assuntos ligados ao táxi, aos aplicativos e tentativas de regulamentação do Uber.
Félix afirma que a categoria não é contra o uso de novas tecnologias, mas que é preciso um estudo que aponte qual seria o impacto desses aplicativos para a mobilidade urbana e também como isso afetaria os táxis. Sobre os casos de violência contra motoristas do Uber, o conselheiro da União dos Taxistas de Curitiba diz que a maioria da classe não concorda com essa postura. Ele também afirma que a capital precisa aprender com os erros cometidos pela categoria em outras cidades onde o aplicativo funciona a mais tempo, como São Paulo e Rio de Janeiro. Também aponta que aplicativos como o Uber significam o futuro, e que não é possível lutar contra esses serviços. Para ele, os taxistas precisam discutir formas de oferecer o melhor transporte.
Em São Paulo, o projeto pretende não só regularizar o Uber, como também outros aplicativos de caronas compartilhadas. Em dezembro, esse mesmo projeto foi aprovado em primeira discussão. Nos últimos cinco meses, duas audiências públicas para discutir o tema foram convocadas pela Câmara Municipal de São Paulo, que terminaram em confusão
.