Telemedicina leva mais segurança à população durante a pandemia

[caption id="attachment_24889" align="alignnone" width="662"] Telemedicina é forma de garantir segurança a pacientes[/caption] Da Assessoria
O serviço de Medicina à distância (TeleMedicina) de Fazenda Rio Grande já foi responsável por aproximadamente 300 atendimentos desde sua criação, no ultimo dia 23 de junho. Com o objetivo de garantir mais agilidade e também segurança à população durante o período da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde optou por esse formato para dar vazão aos atendimentos e necessidades dos moradores. O atendimento está sendo realizado por quatro médicos (desde a criação já foram incorporados novos profissionais), após os pacientes passarem por uma triagem. O serviço foi idealizado pelo médico Luiz Felipe Bruschi, coordenador de Estratégia Saúde da Família; de Juliane Martins, coordenadora da Atenção Básica e a fisioterapeuta Sandra Dias, também da Atenção Básica, e contou com o apoio da secretária municipal da Saúde, Irani Santos. “Tão logo observamos os problemas provocados pela pandemia pensamos em uma forma de manter o atendimento”, comentou durante o lançamento do programa. O serviço tem sido realizado de forma ininterrupta. Segundo Sandra Dias, muitas pessoas ligam, mas o ideal é utilizar a rede WhatsApp para os agendamentos (ver números abaixo). Desde o início da pandemia, em março, o município tem utilizado diversas plataformas de atendimento para garantir a saúde da população, além de soluções para as questões que envolvem não apenas o combate à Covid-19, mas diversas doenças. Quem pode utilizar o TeleMedicina Os usuários da rede pública do município, desde que já cadastrados em alguma unidade de saúde, podem acessar consultas médicas, orientações, solicitações de exames e renovações de receitas de medicamento de uso contínuo através do telefone ou Whatsapp. O usuário telefona para o número de triagem, o profissional de saúde identifica se aquela é uma demanda ou queixa compatível com atendimento à distância e agenda com médico para o mesmo dia. O profissional médico então fará contato telefônico a partir do horário marcado para dar início ao atendimento do paciente. No primeiro momento, o projeto piloto disponibilizará avaliações médicas via telefone e Whatsapp. O agendamento está disponível de segunda à sexta-feira das 7 às 13 horas (via WhatsApp), encerrando-se quando atingido o limite diário de consultas por médico. As teleconsultas ocorrem no período das 10:00 às 22:00. Para acessar o serviço os usuários devem entrar em contato (via WhatsApp) pelos números de triagem 41 99228-5686, das 7 às 13 horas e 41-99186.7728, das 13 às 17 horas. O que NÃO deve ser atendido pelo serviço: - Urgência e Emergências - Usuários não cadastrados em alguma unidade de saúde do município - Crianças com menos do que 30 dias de vida - Renovações de receitas não emitidas previamente pelas unidades de saúde do município
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