Tempestades e vendavais atingem a região

Municípios da região tem frequentemente sofrido com tempestades e vendavais. Isso ocorre quando há uma quantidade de calor muito forte na superfície, o ar sobe e ocorre a formação de nuvens carregadas, causando pancadas de chuvas intensas e com rajadas de vento.

No último dia 29 o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu alerta vermelho para os dias seguintes sobre a possibilidade de temporal no RS, SC e Sul do Paraná. Segundo o órgão o alerta ocorreu devido a atmosfera extremamente instável, o que possibilita a formação de núcleos de desenvolvimento vertical pela qual pode provocar alta incidência descargas elétricas, rajadas de vento, queda de granizo e ainda grande volume de chuva.

regiao-alerta-cptecMapa I - Área em alerta pelo CPTEC

No último dia do ano de 2016, dia 31 de dezembro, forte tempestade com fortes ventos atingiram a região de Tijucas do Sul, que ocasionou a queda de diversas arvores e prejuízos para os moradores da região que tiveram suas casas parcialmente destelhadas, plantações danificadas e até mesmo barracões destruídos devido as fortes rajadas de vento.

  fumo-destruido

avario-1 aviario-3