Tijucas do Sul: Aprovado anteprojeto que define regras do programa Vamos Reciclar

Da Redação

Presidente do legislativo, Ricardo Oliveira, autor do anteprojeto (Da Assessoria)

Um projeto de lei, de grande importância, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul e sancionada pelo prefeito José Altair Moreira, o Gringo. O programa Vamos Reciclar é de autoria do vereador/presidente Ricardo Oliveira e tem o objetivo de incentivar a população a colaborar com a coleta seletiva, através da separação e acondicionamento dos resíduos sólidos recicláveis de forma adequada.

A responsabilidade do Poder Executivo de Tijucas do Sul é adquirir aquisição de sacos de ráfia retornáveis, com a identificação “Vamos Reciclar - Coleta Seletiva”, para disponibilização a quem desejar participar do Programa. Os sacos com os resíduos recicláveis serão entregues pelos participantes do Programa aos coletores do Município, que substituirão por outro para nova coleta. O programa será executado pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Na justificativa, o presidente Ricardo esclarece que elaborou o anteprojeto, com o intuito de incentivar a população a colaborar cada vez mais com a coleta seletiva no Município, através da separação e disposição adequada dos resíduos sólidos recicláveis, no ano de 2022 apresentei Emenda Impositiva na Lei Orçamentária Anual, para que o Poder Executivo fizesse a aquisição de sacos de lixo destinados à reciclagem. “Em razão do êxito da ação, venho propor a criação do Programa “Vamos Reciclar”, para que a aquisição e disponibilização de sacos de lixo reutilizáveis à população de Tijucas do Sul ocorra de forma contínua e permanente, sem interrupção por parte do Poder Executivo Municipal. Assim, todo aquele que desejar participar do Programa receberá um saco reutilizável, que será substituído por outro no dia da coleta seletiva, ou nos locais indicados pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Com isso, a quantidade de resíduos a serem destinados ao aterro reduzirá, gerando economia para o Município, e colaborando com a preservação do meio ambiente”, esclarece o autor Ricardo Chicovis de Oliveira.