Tijucas do Sul: Câmara concede título benemérito ao professor Edson Nenevê
Da Assessoria/Colaboração de Adrielly Oliveira
Os vereadores de Tijucas do Sul, na última sessão (16), aprovaram o Decreto Legislativo nº 03/202, que concedeu o título de cidadão benemérito ao professor Edson Luis Nenevê, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado em prol da educação e cultura de Tijucas do Sul. O título é concedido para cidadãos tijuquenses que tiveram trabalho ou exercem trabalho de grande destaque e relevância para o Município. O título atende as prerrogativas da Lei Municipal 766/2021.
Durante a sessão, ex-alunos, colegas de trabalho, amigos e familiares participaram da sessão para prestigiar Edson, que em seu discurso agradeceu a homenagem e o carinho de todos que ali se faziam presentes. A iniciativa do título foi da vereadora Raquel Professora e contou com o apoio unânime de todos os vereadores. Edson, desde muito jovem, acreditava que a arte estava com ele de alguma forma, a imaginação criativa, a vontade constante de comemorar cada data comemorativa com decorações, cenários, figurinos à caráter. Teve sua formação escolar básica no Colégio Estadual Professor Francisco Camargo. Ao longo de sua formação pessoal, profissional e acadêmica foi realizando diversos cursos de aperfeiçoamento. Realizou o "Curso de Arte Final para Serigrafia" pelo SENAC, participou da "Oficina de Desenho", também pelo Museu Alfredo Andersen. Realizou curso de aperfeiçoamento em Educação Pré-Escolar, pela Universidade Federal do Paraná; curso de suporte à Pintura, pela Universidade Tuiuti do Paraná e neste ano inicia também sua graduação em Educação Artística e Bacharelado, com ênfase em Computação Gráfica, pela mesma Universidade. Licenciado em Educação Artística. Concluiu o bacharelado, com Ênfase em Computação Gráfica e habilitou-se em Desenho, entre outras formações que alcançou ao longo de sua jornada.
Há incontáveis fotos e registros desses longos anos, de 1993 a 2003, período onde realizou apresentações teatrais, contação de histórias, desfiles, festas populares desenvolvidas para toda comunidade e muito mais. Deu continuidade nesse tempo também ao projeto "Hora do Conto" e, semanalmente, contava de forma lúdica e única, histórias para crianças do Ensino Fundamental, estudantes das escolas do Município. Nesse tempo de estudos, Edson permaneceu desenvolvendo os melhores e mais criativos trabalhos na Biblioteca Municipal. Segundo ele, até o presente momento foi sua maior realização profissional.
Atualmente, é professor no Colégio Estadual Professor Francisco Manoel de Lima Camargo. Segue morando no mesmo endereço, com sua mãe, criando projetos pessoais e profissionais, participando de convites para apresentações locais e acreditando, mais do que nunca, na Arte como cura, na humanidade, na afeição e na doçura.