“Toda Pele”, segundo álbum da cantora e compositora Thayana Barbosa transpõe poeticamente para música, o turbulento ano de 2020
Concebido durante a pandemia, o lançamento do disco acontece em show online, sob todos os protocolos de segurança sanitária, gratuito e ao vivo dia 01 de abril às 20h pelo Youtube, com inscrições pelo Sympla
Thayana Barbosa faz o lançamento do seu novo álbum “Toda Pele” na quinta-feira, dia 01/04, às 20h, de forma online, ao vivo e pelo seu canal do Youtube. Para garantir o ingresso gratuito é necessário um simples cadastro no Sympla: www.sympla.com.br/thayanabarbosa. Mesmo em meio ao caos pandêmico, a decisão da cantora de manter o show online, com a pequena equipe testada, e seguindo todas as recomendações de saúde, é por entender a arte como necessária num momento tão triste para o nosso País.
O álbum é o segundo da carreira de Thayana, e mesmo tendo sido gestado desde 2017, foi em 2020, na pandemia, que ele efetivamente nasceu e foi gravado numa chácara estúdio, com isolamento total dos músicos e produtores, seguindo todos os protocolos de segurança.
Com letras que falam sobre os tempos atuais, Thayana traduz com poesia e delicadeza o desejo de transcender a dor e a indignação do que estamos passando: “É como se eu tocasse em todas as feridas, mas sempre procurando ou apontando uma saída, uma luz no fim do túnel”, completa Thayana.
Das 12 faixas, 4 já estão disponíveis nas plataformas digitais: “Vou Cantar”, definida pela artista como um grito poético coletivo; “Toda Pele”, que dá nome ao disco e é a música mais dançante, inspirada no suingue da música baiana contemporânea; sua versão da icônica “Carcará” de João do Vale e José Cândido, e “Salubá Nanã”, uma homenagem a Nanã, a mais velha das orixás, a avó das avós, uma ode à ancestralidade e a cultura afro-brasileira, tão presente na música e nos projetos da artista.
Ainda inéditas, duas músicas também revelam a alma do disco: a versão de Thayana para a canção “Coração Rasgado” de Carlos Careqa - que participa como cantor - na qual reflete sobre a aniquilação dos povos originários brasileiros. E “Vem Dançar Ciranda”, inspirada em três acontecimentos: O assassinato de Marielle, o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho e as mobilizações e passeatas de 2019, que culminaram numa primeira greve geral, “parecia ser um momento em que a nação acordaria”, fala Thayana.
Mesmo sendo um álbum solo, Thayana faz questão de frisar que a força do álbum está na potência do coletivo: “Embora eu tenha escrito as canções, foi no processo coletivo de criação dos arranjos que as músicas tomaram corpo e ganharam a forma como se apresentam no CD”. A produção musical é de Fred Teixeira, que junto com Thayana, convidou Simone Sou (Chico César, Itamar Assumpção) para compor a percussão. As músicas contam também com Glauco Solter no baixo, Luiz Otávio na guitarra, Du Gomide no violão, Valderval na bateria e Fernando Lobo na percussão. Todos os artistas participam dos coros coletivos.
O show de lançamento de “Toda Pele” acontece na quinta-feira dia 01 de abril às 20h, de forma online, gratuita e ao vivo, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. Com o agravamento da pandemia do Coronavírus, a turnê presencial do show está sendo replanejada.
SERVIÇO DO SHOW
Show de Lançamento do álbum “Toda Pele” de Thayana Barbosa
01 de Abril de 2020 às 20h
Gratuito pelo Youtube: www.youtube.com/thayanabarbosa
Link de cadastro para receber ingresso com link de acesso: https://bit.ly/todapele
FAIXAS DO ÁLBUM
1- É Grande o Mar (Thayana Barbosa)
2- Eu Vejo (Thayana Barbosa)
3- Carcará (João do Vale/ João Cândido)
4 - Toda Pele (Thayana Barbosa)
5 - Na Roda que o Mundo Gira (Thayana Barbosa)
6 - Coração Rasgado (Carlos Careqa)part. Carlos Careqa
7 - Saudade Dela (Thayana Barbosa)
8 - Mar Sem Céu (Thayana Barbosa/ Sergio Justen)
9 - Salubá Nanã (Thayana Barbosa)
10 - Vem Dançar Ciranda (Thayana Barbosa)
11 - Medo da Esquina (Thayana Barbosa)
12 - Vou Cantar (Thayana Barbosa)
PRÉ-SAVE DO ÁLBUM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS:
https://tratore.ffm.to/todapele-thayanabarbosa
MÚSICAS DO ÁLBUM JÁ LANÇADAS:
1. Vou Cantar (Thayana Barbosa): https://youtu.be/7JCC90YkqCI
2. Carcará (João do Vale/ João Cândido): https://youtu.be/gvgz5UN_ruY
3. Toda Pele (Thayana Barbosa): https://youtu.be/2xd8bV81E64
4. Salubá Nanã (Thayana Barbosa): https://youtu.be/oh7AvUZCjuo
THAYANA BARBOSA
A cantora e compositora integrou o naipe de percussão da Orquestra Clássica de Mato Grosso do Sul ainda adolescente. Ao mudar-se para Curitiba mergulhou no universo da cultura popular, integrando o grupo Mundaréu por 15 anos. Neste processo descobriu a caixa do divino, hoje seu principal instrumento, junto com a voz. Ao lado do Grupo Mundaréu, a cantora esteve no palco com nomes como Lia de Itamaracá, Mônica Salmaso, Renata Rosa e André Abujamra.
Em 2014, lançou “Mar de Dentro”, seu primeiro álbum autoral. Já em 2018, participou da produção coletiva do álbum UMA, do trio homônimo que a cantora integra, ao lado de Nani Barbosa e Janaina Fellini.
FICHA TÉCNICA
Gravado com todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2020 num processo imersivo e de isolamento, no estúdio Chácara Asa Branca em Campina Grande do Sul-PR. Todos os arranjos foram feitos em processo criativo coletivamente.
Direção Artística : Thayana Barbosa e Fred Teixeira
Thayana Barbosa | voz e composição
Glauco Solter | baixo e coro
Luis Otávio | guitarra e coro
Du Gomide | violão e coro
Valderval | bateria, mashine e coro
Fernando Lobo | percussão e coro
Simone Sou |percussão e coro
Participação coro: Hannah Pinkuss, Wagner Barbosa e Fred Teixeira
Participação piano: Stéfanos Pinkuss
Ponvidado especial: Carlos Careqa
Produção Executiva: Thayana Barbosa Produções Artísticas
Produção Musical: Fred Teixeira
Direção Vocal: Wagner Barbosa
Gravação e Edições: Fred Teixeira
Mixagem: Ricardo Mosca
Masterização: Maurício Gargel
Projeto Gráfico: Adriana Alegria
Fotografia: Marcia Kohatsu
Makeup: Jade Sanches Solter
Assessoria de Imprensa: Platea Comunicação e Arte e Ofício das Letras - Luísa Bonin e Adriana Monteiro
Marketing digital: Platea Comunicação e Arte - Luísa Bonin
Distribuidora: Tratore
Apoio: Saui, Conecta Incentivos Fiscais
Patrocinadores: Ademilar, Instituto Joanir Zonta, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba
Realização: Thayana Barbosa
Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.