Traficantes instalam câmeras em postes para vigiar movimentação de policiais e evitar flagrantes
Ric Mais
Pelo menos oito câmeras, que tinham sido instaladas em postes no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, foram apreendidas pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (27). Segundo o delegado Tito Barichello, as câmeras eram utilizadas por traficantes para monitorar a entrada e saída da polícia e da Guarda Municipal no local. “Nós temos uma dificuldade gigantesca de entrar nesses bairros, dificuldade de prender e não sabíamos o que acontecia. Já sabíamos que tinham os olheiros, que são aquelas pessoas que ficam na rua passando as informações para a comunidade, mas não sabíamos que havia câmeras colocadas de forma irregular e em pontos estratégicos”, argumentou Barichello.
Ainda conforme o delegado, as câmeras são full HD e monitoradas por controle remoto, à distância. Para ter a certeza da ousadia dos criminosos, os policiais se disfarçaram de carrinheiros e ficaram um tempo no local para conseguir flagrar a ação ilícita.
De acordo com a polícia, os criminosos assistem as imagens em tempo real e não costumam gravar o conteúdo, justamente para evitar qualquer tipo de prova contra eles. “Uma cara de pau dessas quadrilhas. São máquinas de última geração e, sem dúvida nenhuma, esse reality show aqui das ruas, inclusive, em postes públicos. É muita audácia e, mais do que nunca, a polícia tem o dever de inibir isso e investigar quem está fazendo isso, mas, acreditando pelas informações que temos que aqui vigora o tráfico de entorpecentes”, disse a delegada Tathiana Guzella.
O delegado Barichello disse que, provavelmente, as câmeras estavam instaladas no local há mais de um ano. O local, ainda conforme o delegado, tem grandes índices de tráfico de drogas e de homicídio. Durante a operação da polícia, ninguém foi preso.