Três funcionários da Prefeitura de Campina Grande do Sul são presos suspeitos de saquear carga de caminhão
Três funcionários da Prefeitura de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foram presos na tarde desta terça-feira (13) suspeitos de saquear uma carga de brinquedos. As caixas estavam dentro de um caminhão que rodou na pista e parou no acostamento da BR-116. Motoristas que passavam pelo local filmaram a situação. As imagens mostram as portas do baú do veículo abertas e pessoas retirando as caixas.
Em outra gravação, um caminhão de lixo do município de Campina Grande do Sul aparece carregado com várias caixas da carga saqueada. A prefeitura informou ter identificado os funcionários envolvidos no saque como três servidores do serviço de coleta de lixo, ligado à Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o município, os três devem responder a um processo administrativo e, se condenados, serão exonerados do cargo.
Por meio de nota, a prefeitura disse que "não compactua com qualquer irregularidade e de forma transparente acompanhará os processos para defender os princípios da moralidade e da legalidade".
A polícia informou que os funcionários devem ser indiciados por furto qualificado.
Delegado quer indiciar secretário
O delegado responsável pelo caso, Mario Sergio Bradock, afirmou que pretende indiciar o secretário do Meio Ambiente de Campina Grande do Sul, Odorico Bandeira de Lima Jr., por prevaricação.
Isso porque, conforme a polícia, a prefeitura liberou os servidores e devolveu quatro caixas da carga furtada. Porém, de acordo com Bradock, apenas parte dos itens levados foi devolvida. O delegado afirmou também que o secretário deveria ter retido toda a carga saqueada e acionado as autoridades.
Porém, o secretário nega a situação e defende que tomou as medidas necessárias. Conforme Odorico, ao cobrar onde estavam as outras caixas, os funcionários afirmaram que jogaram os itens na rua e que ficaram com apenas quatro delas. "Eles estavam com quatro caixas dentro do veículo assim que chegaram na secretaria. A partir do momento que tomei o depoimento deles, eu já peguei em primeira mão e levei ao conhecimento da autoridade policial levando essas quatro caixas até a delegacia", disse o secretário.
O acidente
Na manhã desta terça um caminhão derrapou devido ao óleo na pista. O motorista do veículo não se feriu.
Conforme a empresa dona do caminhão, pessoas arrombaram o baú de carga que estava intacto usando um pé de cabra e saquearam parte dos produtos.