Unidade Central volta a atender procedimentos eletivos

Após sofrer uma grande sobrecarga de demanda e ser necessário dar exclusividade para o atendimento dos casos de covid-19 na unidade central, a Secretaria de Saúde de Piên retornou nesta semana os procedimentos eletivos. Além desta alteração, o Comitê Municipal de Contingenciamento para Enfrentamento do Coronavírus determinou mudanças no isolamento dos contatos próximos dos pacientes positivados.

Com a alteração os atendimentos eletivos voltam a ser realizados dentro da unidade central, enquanto que os casos suspeitos de covid retornam na estrutura lateral, com acesso externo. “Além das consultas com clínicos gerais, teremos o retorno dos procedimentos odontológicos”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Mayara Grosskopf, justificando que esta mudança somente foi possível em virtude da diminuição dos casos. “A pandemia tem nos apresentado vários cenários e em alguns momentos tem sido necessário priorizar os casos de covid para atender a todos. Nossa expectativa e esperança é de que não sejam necessárias mais alterações neste sentido”, salienta.

Outra modificação importante, que terá validade a partir da próxima segunda-feira, está quanto ao isolamento de contatos próximos de pacientes positivos. Anteriormente, a normativa era de que as pessoas que moram na mesma casa de infectados e estando negativos deveriam se isolar pelo período de dez dias. Com a mudança, o comitê optou por não isolar os contatos próximos. “Temos muitas empresas que tiveram altos números de empregados afastados e quando estavam saindo do isolamento acabavam se contaminando, ficando longe do trabalho por até 20 dias. Com isso, optamos por monitorar estas pessoas e as afastá-las tão logo apresentem sintomas. Esta medida precisará e muito do bom senso de todos”, destaca o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça que a pandemia ainda não acabou e de que são necessários cuidados de prevenção, como o uso de máscara que ainda é obrigatório, até uma nova normativa da Secretaria de Estado de Saúde, além do uso do álcool gel e de medidas de distanciamento.