UPA de Fazenda Rio Grande está sendo reformada e ampliada

UPA de Fazenda Rio Grande está sendo ampliada

Da Assessoria

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Fazenda Rio Grande está passando por uma importante reforma para ampliar e dar mais agilidade nos atendimentos para toda a população. O investimento é de R$ 350 mil e é realizado com recursos próprios do município.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Irani Santos, as obras incluem troca da cobertura da Unidade, ampliação das salas de atendimento, construção de um consultório odontológico para urgências e emergências e mais uma sala de triagem, para agilizar os atendimentos médicos. “Passada a pandemia da Covid, nossos pacientes vão retornar à UPA e precisar de um espaço maior, onde possam ter todo o atendimento necessário e com o máximo de agilidade. Já estamos nos preparando para isso”, afirma a secretária.

Segundo ela, a reforma deve ser concluída ainda esse ano, mas a UPA continuará funcionando normalmente durante esse processo, assim, quem precisar de um atendimento de urgência e emergência, continuará sendo atendido. Pensada para dar mais dignidade às pessoas, a reforma representa uma conquista importante. O consultório odontológico, por exemplo, permitirá que em urgências e emergências de ordem odontológica, o paciente seja atendido mais rapidamente e com toda a estrutura necessária.

UPA ou UBS?

As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os atendimentos médicos no município. Consultas, acompanhamentos e situações menos graves, como uma tontura ou um enjoo, são tratados na Unidade Básica. Já a UPA tem como objetivo atender casos de urgência e emergência, como cortes e fraturas por acidente, febre alta, pressão etc. Na UPA, os atendimentos são feitos por ordem de complexidade, ou seja, se um paciente chega com uma fratura devido a um acidente, será atendido antes de alguém com sintomas de virose, por exemplo, mesmo que essa segunda pessoa tenha chegado antes. Na UBS, as consultas são agendadas, então o atendimento é por ordem de chegada. Caso um paciente chegue na Unidade de Saúde com sintomas graves, é encaminhado à UPA.

Durante os últimos quatro anos, a gestão abriu quatro novas unidades de saúde e está realizando a reforma das outras nove que já existiam em Fazenda Rio Grande, tudo para garantir o bom atendimento. A secretária Irani pede às pessoas que, sempre que possível, utilizem as UBS, que estão mais próximas de suas residências. Segundo ela, tem sobrado consultas nas Unidades Básicas.