UPAs de Curitiba vão virar “mini hospitais” exclusivos para combate à covid-19

UPAs de Curitiba se tornam pontos de atendimentos na Capital (Imagem Assessoria)

Da Assessoria

A partir desta quarta-feira, o atendimento médico da Saúde de Curitiba vai passar por uma profunda modificação no atendimento. “As nossas UPAs se transformam em hospitais para atender casos graves de covid-19. Apenas entrará na UPA pacientes encaminhados do Samu e casos graves de covid-19”, revela a secretária da Saúde Márcia Huçulak em entrevista coletiva nesta terça-feira (9). Tradicionalmente, as UPAs recebem um número muito grande (em média 80%) de casos que não são de urgência, nem emergência médica. Com a gravidade da pandemia, a proposta da Secretaria da Saúde é transformar parte das UPAs em unidades de internação para covid-19. “Não queremos que ninguém fique sem assistência. A partir de amanhã vamos fechar para atendimento parte das unidades”, explica a secretária.

Quem precisar de atendimento médico, tanto em casos de coronavírus como casos gerais, deve entrar em contato com a Central Coronavírus (41) 3350-9000. “A pessoa que está com mal estar e quer buscar a UPA, ligue para nós. Ela vai ser acolhida, vai passar por uma teleconsulta. Vai receber informação, receita médica por e-mail, atestado médico se precisar”, explicou Huçulak.

As UPAs Cajuru, Boa Vista, Sítio Cercado, Campo Comprido, Pinheirinho e CIC, passam a partir desta quarta-feira (10/3) para um sistema híbrido – funcionando como centros de internamento para casos de covid-19, além do pronto-atendimento para casos graves de outras doenças. A UPA Tatuquara já está neste sistema desde início deste mês. Essas UPAs continuam a prestar o atendimento de casos graves, como por exemplo enfartes, AVC, entre outros – ou seja, aqueles que implicam em risco de morte e necessitam, portanto, de diagnóstico e atendimento imediato.

Casos leves e moderados serão redirecionados para outras unidades básicas de saúde, que passarão a funcionar como pronto-atendimento, e para a central 3350-9000. O funcionamento das UPAs é 24 horas, todos os dias. As UPAs Boqueirão e Fazendinha continuam funcionando apenas como unidades hospitalares, prestando-se ao internamento de pacientes de covid-19.

US Pronto Atendimento

Entre as medidas, 42 unidades de saúde passam a funcionar como pronto-atendimento para casos leves e moderados de urgência e emergência médica (que normalmente são feitos nas UPAs). (veja lista abaixo). Neste momento não serão realizados exames de rotina nem check-ups. “Dessa forma, evitaremos que uma pessoa com quadro leve venha a contrair covid e passe, num curto espaço de tempo, a necessitar de internamento”, explica Huçulak. O horário de funcionamento das 42 unidades básicas que passam a funcionar como pronto-atendimento foi ampliado, das 7h às 19h, de segunda a sexta. E nos sábados das 7h às 17h.