Devem se vacinar meninos de 12 a 13 anos e homens de 09 a 26 anos com HIV/AIDS (Foto: Silvio Ramos/PMSJP)
As 28 Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais já estão aplicando a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde em 2017, passou a disponibilizar a vacina HPV quadrivalente para a população masculina de 12 a 13 anos e homens de 09 a 26 anos com HIV/AIDS .
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.
Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Para tomar a vacina é preciso comparecer à UBS do seu bairro munido de documento pessoal e carteira de vacinação. A vacinação continua sendo ofertada para meninas de 9 a 14 anos e mulheres de 09 a 26 com HIV/AIDS.
HPV
O HPV é um vírus transmitido sexualmente e denominado Papilomavírus Humano. Possui mais de 150 genótipos diferentes, mas os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais.
Confira a relação e endereços das Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais: