Vacina para prevenir dengue tem registro liberado no Brasil; dose é indicada para pessoas de 4 a 60 anos 

Mais uma vacina para prevenir infecção por dengue tem registro liberado no Brasil. A Anvisa autorizou o registro do imunizante Qdenga, desenvolvido por uma farmacêutica japonesa. (Texto e informações: Agência Rádio 2 | Foto: reprodução Muzambinho)

A vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue e, nos ensaios clínicos, mostrou eficácia geral de 80% contra a doença após 12 meses da segunda dose.

O imunizante também reduziu as hospitalizações por dengue em 90%.

Essa é a primeira vacina liberada no nosso país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas quem já foi diagnosticado com a doença alguma vez na vida também vai poder receber a dose.

Aliás, de acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. São duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de três meses.

Com esse aval da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada na rede privada no Brasil e, se o Ministério da Saúde decidir pela sua incorporação, também estará disponível no SUS.

Vale lembrar que a Anvisa já havia aprovado o registro de uma vacina contra a dengue, a Dengvaxia, mas trata-se de uma dose de uso mais limitado.

Esse primeiro imunizante só pode ser usado por quem já foi infectado com o vírus da dengue, pois protege apenas contra uma reinfecção.

Jornal O Repórter, a notícia da sua cidade!