Vacinação em domicílio agiliza o processo de imunização dos idosos e preserva a saúde dos pacientes
O resultado, segundo as equipes de saúde, é o agradecimento e reconhecimento por parte das famílias e idosos
Respeito, segurança e um olhar sensível. Estes três aspectos podem ser citados diante da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, ao vacinar os idosos com mais de 75 anos em suas casas. O processo de imunização deste grupo prioritário já contemplou 181 idosos com mais de 90 anos e 1.104 com mais de 80, além dos residentes em instituições de longa permanência que somam 74 doses aplicadas.
A secretária de saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, explica que desde o início da imunização houve o entendimento de que o público de idosos, acima de 75 anos, que está contemplado na primeira fase poderia, tranquilamente, ser imunizado em suas casas pelas equipes de saúde. “Usamos esta estratégia, primeiramente, para não ter esse usuário saindo de casa, além de evitar a exposição desta pessoa e familiar por se dirigirem até a unidade de saúde, local onde estão sendo atendidos pacientes suspeitos e positivos para Covid-19. Outra questão, é que muitos estão acamados ou têm alguma limitação para se locomover”, explica a secretária.
O resultado, segundo as equipes de saúde, é o agradecimento e reconhecimento por parte das famílias e idosos. Além disso, a distribuição das vacinas tem sido mais ágil. “Buscamos, com essa estratégia, ser mais ágeis, uma vez que quando chegam as vacinas já temos esse usuário cadastrado, as unidades já conhecem e fazem uma força tarefa e vão para rua. Então, esta forma de vacinar deu muito certo, a nossa avaliação foi bem positiva, porque vamos com muita segurança, os profissionais vacinadores já estão imunizados e utilizam equipamentos de proteção”, finaliza a secretária.
Desde a última sexta-feira (5) a Secretaria de Saúde começou a imunização dos idosos com 81, 80 e 79 anos.