O requerimento aprovado pelos colegas foi enviado à Prefeitura e deverá ter resposta nos próximos dias
Em busca de melhores condições para os mais de três mil alunos da rede municipal de ensino de Mandirituba, o vereador Fernando Teixeira (PMB) entrou, esta semana, com requerimento solicitando a distribuição de kits escolares (uniforme e material) para as crianças. Aprovado pelos demais vereadores e apoiado, principalmente, por Diego Carvalho (PRB), o documento segue agora para a Prefeitura, onde o prefeito decidirá o que fazer a respeito.
Segundo Teixeira, este é um benefício já concedido aos alunos, que não o recebem desde a última gestão. “As mães estão nos cobrando por isso, pois em Quitandinha, Fazenda Rio Grande e demais municípios, todos contam com isso”, declara. A Prefeitura alega que não há dinheiro para fornecer os kits escolares, devido à crise.
“Se a Prefeitura está em crise, imagina a população. Todos estão com dificuldades. A educação é um dos setores que mais recebe recursos, vejo em outros municípios que às vezes sobre dinheiro, então a Prefeitura faz reformas em escolas, fornece transporte...”, contesta o vereador.
Ele comenta ainda que os diretores exigem que todos usem uniforme, mas infelizmente muitos não têm condições de comprar nem uniforme, nem material escolar. O vereador acredita que fornecer o benefício seria uma forma de acabar com a desigualdade nas escolas, visto que, se todos têm acesso a materiais suficientes para estudar, e se usam o uniforme assim como os outros, passam a se enxergar como iguais.
Segundo ele, vale ressaltar ainda que muitos alunos levantam às 5h da manhã para pegar ônibus nas comunidades rurais e se deslocarem até as escolas, e que devido ao frio, fica ainda mais difícil a partir de agora.
“O frio está chegando e vejo muitas crianças indo para a escola de shorts, repartindo o caderno ao meio. Isso vai fazer com que elas se atrasem no ensino. Já se elas tiverem as devidas condições, vão ter um incentivo para ir à escola. Então eu vou cobrar para que isso seja fornecido o mais breve possível.”, afirma, lembrando que irá se reunir com o Prefeito e a Secretária de Educação para discutir o assunto.
Seu pedido é para que cada criança receba: duas calças, duas camisetas de manga curta e duas de manga comprida, uma jaqueta, tênis e mochila, além de cadernos, lápis e outros materiais.