Vereador Renan Wozniack apresenta projeto de lei sobre medidas de valorização da vida

Ao Canal O Repórter, o vereador Renan detalha sobre o projeto de sua autoria (Da Assessoria)

Da Assessoria

Em sessão plenária da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, realizada nesta semana, o vereador Dr. Renan Wozniack apresentou o Projeto de Lei, que dispõe sobre a inclusão de medidas de prevenção ao suicídio em escolas públicas e privadas do município. “Infelizmente, os índices de tentativa de suicídio, assim como os fatos consumados, são alarmantes em Fazenda Rio Grande. Sabemos que não é um assunto muito divulgado, mas que precisa ser encarado com cuidado e prevenção”, comenta o autor do projeto.

Dr. Renan conta que o texto foi inspirado na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e que a implementação de uma lei que inclua medidas preventivas acerca do tema nas escolas locais é necessária. “Grande parte desse público, lamentavelmente, é composta por adolescentes e jovens. Enquanto esse assunto for tratado de maneira preventiva e consciente, a tendência é que os índices diminuam ao longo do tempo. Então, fazendo a nossa parte aqui na cidade, podemos transformar essa realidade”, diz o vereador.

Outro ponto destacado por Wozniack é que com a pandemia de Covid-19, os fatores de risco para o suicídio podem aumentar. “Então, vindo a ser sancionada, essa lei representará mais um passo do nosso município em direção à valorização da vida, ainda mais nesse difícil momento”, argumenta.

Entre as propostas, o documento prevê principalmente a realização de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes nas escolas. Também sugere ações como palestras e debates, distribuição de cartilhas à comunidade escolar, assim como a capacitação das equipes pedagógicas para que saibam identificar os alunos que necessitam de atenção. O Projeto de Lei nº 26/2021 ingressou na 9ª Sessão Ordinária, em 26 de abril, e está em tramitação. Dr. Renan Wozniack espera que a redação seja aprovada em breve pela Câmara, para então seguir para a sanção do Poder Executivo.