Vereador REnan Wozniack: Projeto que dispõe sobre a prevenção ao suicídio nas escolas é lei em FRG
Da Assessoria
Fazenda Rio Grande agora tem uma nova lei voltada para a valorização da vida. De autoria do vereador Dr. Renan Wozniack, a Lei Municipal nº 1.485/2021 dispõe sobre a inclusão de medidas de prevenção ao suicídio em escolas públicas e privadas de Fazenda Rio Grande. Promulgado neste mês, pela presidência da Câmara Municipal, e inspirado na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, o autor da lei destaca uma feliz coincidência. “Esta lei foi apresentada pelo nosso mandato em abril e, coincidentemente, acabou entrando em vigor durante o Setembro Amarelo, ou seja, justo no mês de prevenção ao suicídio”, comenta o vereador.
Agora, com essa legislação vigente, Dr. Renan Wozniack espera a redução dos índices de depressão, automutilação e suicídio, que são alarmantes entre os jovens do município. “Enquanto esse assunto for tratado de maneira preventiva e consciente, a tendência é que esses índices diminuam com o passar do tempo. Esse é um tema que precisa ser encarado assim: com cuidado e prevenção”, diz. Conforme a súmula da referida lei, o texto recomenda que sejam incluídas medidas preventivas acerca do tema nas escolas locais. Em resumo, o documento prevê principalmente a realização de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes. Também sugere ações como palestras e debates, distribuição de cartilhas à comunidade escolar, assim como a capacitação das equipes pedagógicas para que saibam identificar os alunos que necessitam de atenção.
Ainda sobre prevenção ao suicídio, Dr. Renan Wozniack conta que prestigiou diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo no decorrer deste mês. Ele ressalta as iniciativas da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia (AFAPE) em conjunto com o Reduto de Meninas. Entre os eventos realizados pelas instituições estão, por exemplo, a Caminhada e Ciclismo Solidário em Prol à Prevenção ao Suicídio, que aconteceu no Centro Multieventos e as palestras de conscientização sobre saúde mental e suicídio. “As duas instituições estão muito engajadas nessa questão de valorização da vida. O Reduto e a AFAPE estão de parabéns pelas ações desenvolvidas”, finaliza.