A cada dia o desafio para se manter na agricultura é maior, principalmente para os pequenos, que não possuem grandes áreas de terra, maquinários e equipamentos. Se falta terra e equipamentos então são necessários buscar novas alternativas e uma delas vem sendo o cultivo de Cogumelo que está em alta, e tem um mercado em crescimento e uma boa rentabilidade.
Visando fortalecer e incentivar novos agricultores que estão optando pelo cultivo de Cogumelo, na última segunda-feira, (20) o vereador e presidente da Câmara de Quitandinha, Professor Carlinhos Moura e o vereador Zé Ribeiro, estiveram reunidos na Prefeitura com a prefeita Maria Júlia e com parte da diretoria da Coopertijucas com sede em Tijucas do Sul, a maior Cooperativa da região, onde são comercializados 10 toneladas de Cogumelos mês. Seus principais clientes estão nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
De acordo com o vereador Zé Ribeiro, esse tipo de cultivo vem crescendo e não é necessário de uma grande área, basta construir uma estufa dentro das normas e padrões e dar início, com 90 dias já tem uma renda garantida para ajuda nos costeio da família, pois está faltando Cogumelo no mercado e tudo o que produzir com qualidade tem venda garantida e o preço é compensador. Concluiu Zé Ribeiro.
Segundo o vereador professor Carlinhos Moura, a Câmara de Vereadores e Prefeitura podem contribuir apoiando e incentivando os agricultores que já estão cultivando ou os que estão aderindo a esse tipo de cultivo.
Os vereadores ainda frisaram que a visita da diretoria da Coopertijucas em Quitandinha foi para buscar parceria para instalar um posto de coleta, de Cogumelo, pois, o município já é um dos que produz o melhor produto.
Na oportunidade, os vereadores e a diretoria da Coopertijucas foram recebidos pela prefeita Maria Júlia, que gostou do projeto e se comprometeu dar total apoio para instalação do posto de coleta. Atualmente Quitandinha conta com 17 produtores de Cogumelo que estão produzindo quatro toneladas mês, gerando um faturamento de aproximadamente R$48 mil.
A Reunião contou com a presença dos vereadores Professor Carlinhos Moura, Zé Ribeiro, Prefeita Maria Júlia, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Meyer e dos membros da Coopertijucas, Sérgio Brito, Presidente, Eliobas Leandro secretário e do diretor técnico Marcelo Sprea.