Vereadores de Fazenda Rio Grande se reúnem neste sábado, em sessão extraordinária, para decidir cassação do Prefeito Nassib Hammad

Prefeito Nassib no momento em que era notificado sobre sessão (Divulgação)

Será que agora avança ou vem nova liminar pela defesa do prefeito de FRG?

Da Redação

Os vereadores de Fazenda Rio Grande se reúnem, extraordinariamente neste sábado, às 9 horas, para deliberação do parecer final da Comissão Parlamentar de Inquérito Processante 02/2021, que apura crimes praticados pelo prefeito Nassib Hammad, conforme denúncias apresentadas no ano passado, pelo vereador Caio Szadkoski.

O prefeito Nassib foi informado da sessão extraordinária, na tarde desta quinta-feira. Ela estava em um coquetel, quando recebeu a notificação. Acabou assinando sem nenhuma indagação. Caio, apresentou denúncia, onde mostrou o descumprimento à ordem prioritária da vacinação contra a Covid-19; nomeações municipais ilegais e desvio de função e fraude na aplicação do percentual constitucional de recursos na saúde municipal. A sessão, em 2021, acontecia normalmente, quando a defesa de Nassib conseguiu liminar suspendo a reunião. Desde então, a Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria, mostrava que havia feito a transição dentro da Lei.

A nulidade da liminar aconteceu no dia 13 deste mês, conforme parecer do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Com o derrubamento do documento, a Câmara de Vereadores ficou liberada para o pedido de cassação de Nassib. Além destes crimes, ainda existem denúncias feitas, também no ano passado, pelo professor Carlos Zanchi, que acusa o gestor municipal de abuso de autoridade, concussão, condescendência criminosa, precarização, crime de responsabilidade e crimes contra saúde pública. Para o afastamento ocorrer, na denúncia de Caio Szadkoski, é necessário que 2/3 da Câmara aprove a posição elaborada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), ou seja, nove vereadores. O Repórter acompanhará a sessão deste sábado.