Vigilância em Saúde alerta sobre a manutenção dos cuidados contra a Covid-19
Apesar da diminuição das taxas de transmissão da Covid-19 no mês de Outubro, em Fazenda Rio Grande, a Vigilância em Saúde do município alerta para um novo aumento no número de casos na última semana. De acordo com os boletins divulgados pela secretaria municipal de Saúde, havia 2848 casos confirmados no dia 29. Nesta quinta (5), foram registrados 2958 casos positivos. O número de óbitos se mantêm em 79 desde o dia 23.
A diretora de Vigilância em Saúde no município, Nelcelí Garcia, diz que esse aumento nos alerta para a necessidade de manter os cuidados que vínhamos tendo nos primeiros meses. “Comemoramos a queda da curva de casos novos e óbitos por Covid-19 registrados no mês de outubro, mas a pandemia continua, e com um aumento no número de casos na última semana. Pedimos que à população continue perseverante na prevenção, respeitando o distanciamento social e mantendo sempre a prática de higienização e o uso da máscara”, afirma.
Segundo ela, porém, não se trata necessariamente de uma segunda onda de Covid, uma vez que a “primeira onda” ainda não teve fim. “Isso poderia sugerir até uma segunda onda de Covid-19 no município, assim como no estado do Paraná e no País de um modo geral, considerando que toda pandemia tem essas características de apresentar mais de uma onda de infecção, porém, não se pode afirmar que essa segunda onda encontra-se instalada, uma vez que ainda não baixamos a curva epidêmica ao ponto de justificar o final da primeira”, explica.
Os cuidados devem se manter. Nelcelí lembra que, embora a vacina contra o coronavírus esteja caminhando para a fase final, ainda levará um tempo para que seja liberada à população. Além disso, é bastante provável que a primeira leva da vacina esteja disponível apenas aos públicos mais vulneráveis.
“As medidas restritivas devem continuar tanto por parte da população quanto comércio e atividades de qualquer natureza. As pessoas e/ou locais que não aceitem se sujeitar, serão responsabilizadas nos termos da legislação já existente conforme Código Penal, artigo 268, que prevê o crime de infração de medida sanitária preventiva e pune a conduta de violar determinação que tenha finalidade de evitar entrada ou propagação de doença contagiosa”, conclui.
De acordo com o Decreto nº 5412/2020, vigente em Fazenda Rio Grande desde 24 de setembro de 2020, está proibido o funcionamento de estabelecimentos destinados ao entretenimento como casas de festas, tabacarias, lounges, teatros, circos, clubes sociais e outros. A partir do Decreto, também ficou permitida a abertura de comércios em geral, templos e igrejas, bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings e galerias, entretanto, seguindo às recomendações de segurança, que incluem o uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel, distanciamento social entre mesas e cadeiras, redução da capacidade dos locais para garantir esse distanciamento, higienização mais frequente de mesas, cadeiras, bancadas etc. Caso não sigam os protocolos sanitários, os responsáveis pelos estabelecimentos são notificados. Denúncias de descumprimento podem ser feitos para a Vigilância em Saúde (3608-7655) ou Guarda Municipal (153).