Xô Corona: Cultura distribui kits educativos e máscaras; durante três dias crianças foram o público alvo da ação
Desde a última quarta-feira (11), com a participação de alguns dos bonecos gigantes confeccionados pela Oficina de Bonecos de São José dos Pinhais, a Prefeitura promoveu, através da Divisão de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), a ação Xô Corona – que teve como público alvo as crianças. A Semuc descentralizou a campanha e levou às regiões com maior fluxo de pessoas.
Realizada no período da tarde, durante três dias a ação distribuiu – especialmente às crianças – mais de setecentos (700) kits de colorir com informações e orientações importantes sobre como prevenir a contaminação e disseminação da Covid-19 (novo Coronavírus). Em linguagem simples e lúdica, as histórias do kit abordam temas relacionados à pandemia.
“O combate à Covid-19 (novo Coronavírus) não pode parar. Durante três tardes promovemos esta ação nos locais com maior fluxo de pessoas nos bairros Centro, Parque da Fonte e Borda do Campo”, disse o secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro.
Sobre a ação Xô Corona, o secretário comentou que “devemos continuar alertando a população para os riscos e perigos desta doença. Com os kits educativos, que também incentivam a leitura, distribuímos informações e orientações com linguagem simples e lúdica direcionada, exclusivamente, às crianças, mas que também esclarecem dúvidas dos adultos. Quando incentivamos as crianças, ao mesmo tempo, incentivamos também os adultos”, comentou o secretário Marcelo.
Na última quarta-feira (18), a ação foi promovida no Parque da Fonte e na quinta-feira (19) o bairro Borda do Campo recebeu o terceiro e último dia da ação.
Giovana Kramer, que nasceu e cresceu em São José dos Pinhais, passava pelo Calçadão da Rua XV de Novembro quando foi abordada. “Vimos os bonecos gigantes que chamaram atenção de longe. Esta ação é realizada na hora certa, por causa da vacina muitas pessoas acham que a pandemia acabou, mas não podemos, ainda, relaxar as medidas básicas indispensáveis neste momento”, disse Giovana.
“Temos que evitar aglomerações, temos que continuar utilizando álcool em gel (70%) e não podemos, ainda, esquecer da utilização obrigatória de máscara em locais públicos. A máscara é uma barreira contra o vírus e devemos usá-la, principalmente, em lugares movimentados como terminais de ônibus, estabelecimentos comerciais, além de lugares com grande fluxo de pessoas como aqui no calçadão da Rua XV”, comentou Giovana ao ser abordada durante a ação.